Universidade de Brasília Brasília, 29 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PROFISSIONAL) (11.01.48.01)
Código: PPGEP3139
Nome: SOCIEDADE, INFÂNCIA E DOCÊNCIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Pensar à docência com as crianças pequenas remete a compreensão do conceito de infância, enquantocategoria geracional na estrutura social e enquanto um fenômeno socialmente construído. A partir destaperspectiva a disciplina propõe-se refletir sobre o conceito de infância a partir do campo da sociologia dainfância, bem como compreender as crianças como atores sociais e sujeitos de direitos a fim de se explorarmetodologias e aportes teóricos que possam oportunizar reflexões sobre o papel docente na educaçãoinfantil bem como nos anos fundamentais do ensino fundamental. Recuperando a história da infância e oconceito da infância na modernidade pretende-se contribuir com a elaboração de práticas pedagógicas quecontemplem a pluralidade da infância.
Referências: BADINTER, Elisabeth. O infante de Parma. A educação de um príncipe iluminista. Rio de Janeiro: Zahar.2009. BECHHI, Egle. Prefazione. In: I Bambini nella Storia. Roma-Bari: Laterza, 1994.BECHI, Egle. Retórica de Infância. Perspectiva. Florianópolis: nº22, ago-dez, 1994, p.63-95.BRANDÃO, Zaia. Conversas com pós-graduandos (sobre leituras, trabalhos acadêmicos e pesquisa emeducação). in: Pesquisa em Educação: conversas com pós-graduandos. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p.15-25.CASTANHA, Paulo. Escolas Normais no século XIX: um estudo comparativo. Revista Histdbr on-line,Campinas, n.32, p.17-36, dez 2008.CATANI, Denice. B. Práticas de Formação e o Ofício Docente. In: BUENO, Belmira. O. SOUSA, Cynthia.P. & CATANI, Denice (org.). A vida e o ofício dos professores. 1ª ed. São Paulo: Escrituras Editora, 1998,p. 23-30.CATANI, Denice B. Estudo de história da profissão docente. In: LOPES, Eliane M. Teixeira FARIA FILHO,Luciano Mendes de VEIGA, Cynthia Greive. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 4ª Ed. Belo Horizonte:Ed. Autêntica, 2011, p. 585-600.CUNNINGHAN, Hugh. Storia dell’Infanzia. Bologna: Mulino, 1997.DEL PRIORE, Mary. O cotidiano da criança livre no Brasil entre a Colônia e o Império. In: História dasCrianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999, pp. 84-106.DELGADO, Ana C. C. Muller, F. Em busca de metodologias investigativas com as crianças e suas culturas.Cadernos de Pesquisa, v.35, n.125, PP.161- 179, 2005.FREITAS, Marcos Cezar & KUHLMANN, Moysés (orgs.). Os Intelectuais na História da Infância. SãoPaulo: Cortez, 2002.FREITAS, Marcos Cezar de (org.). História Social da Infância no Brasil. 5ª ed. – São Paulo: Cortez, 2003.GAITÁN MUÑOZ, Lourdes. La nueva sociología de la infancia. Aportaciones de una mirada distinta. 10.Política y Sociedad, 2006,Vol. 43 Núm. 1: 9-26.GONDRA, José Gonçalves SCHUELLER, Alessandra Frota Martinez. Sujeitos da ação educativa. In:Educação, Poder e Sociedade no Império do Brasil. São Paulo: Cortez, 2008, p. 155-288GOUVEA, Maria Cristina Soares de. A escolarização da criança brasileira no século XIX: apontamentos parauma reescrita. Educação em Questão. Natal, v. 28, n. 14, p.121-146, jan.-jun. 2007.HEYWOOD, Colin. Uma história da Infância. Da Idade Média à época contemporânea no Ocidente.Porto Alegre: Artmed, 2004.JAMES, Allison PROUT, Alan (eds.) Constructing and Reconstructing Childhood, 2nd ed. London:Routledge Falmer Press, 1997.KRAMER, Sônia. A título de conclusão: formação de professores, a necessária democratização da educaçãoinfantil. In: KRAMER, Sônia (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo:Editora Ática, 2005.MULLER, Fernanda. Infâncias nas vozes das crianças: culturas infantis, trabalho e resistência. Educação eSociedade. n.95, 2006.NÓVOA, Antônio. Les temps des professeur: Analyse socio-historique de la profession enseignante auPortugal (XVIII – XX siècle). Lisboa : Imprensa de Coimbra, 1987. NÓVOA, Antônio. O passado e o presente dos professores. In:____________ (org.). Profissão professor.Porto, Portugal: Porto Editora, 1992, p.13 – 34.PINTO, Manuel SARMENTO, Manuel J.(coord.) As crianças: contexto e identidades. Braga: Centro deEstudos da Criança - Universidade do Minho, 1997 (Colecção infans).QVORTRUP, Jens. Nove teses sobre “infância como um fenômeno social”. Pró-Posições. UniversidadeEstadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas: v.22, n.1, já./abr./2011, p. 199-211.RIZZINI, Irene & PILOTTI, Francisco (orgs.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais,da legislação e da assistência à infância no Brasil. São Paulo: Editora Cortez, 2009.TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
1724/2 2024.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1597/2 2024.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1597/1 2020.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1724/1 2020.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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