Universidade de Brasília Brasília, 28 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA - PPGL (11.01.01.19.02.01)
Código: PPGL3142
Nome: SOCIOLINGÜÍSTICA INTERACIONAL
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: PRINCIPIOS TEORICOS DA SOCIOLINGUISTICA INTERACIONAL. NIVEIS DE ORGANIZACAO DO DISCURSO. COMUNICACAO E METACOMUNICACAO. PISTAS DE CON- TEXTUALIZACAO. PROBLEMAS DE TRANSCRICAO E MICROANALISE DE DADOS.
Referências: "BATESON, GREGORY N.Y A THEORY OF PLAY AND FANTASY. IN STEPS TO AN ECOLOGY OF MIND. NY, 177-93. BATESON, GREGORY. 1972.DOUBLE BIND. IBIDEM 371-79. BALLENTINE 1972 ERICKSON, FREDERICK WASHINGTON LISTERNING AND SPEAKING. LANGUAGE AND LINGUISTICS. THE INTERDEPENDENCE OF THEORY, DATA, AND APPLICATION. GURT ON LANGUAGES AND LINGUISTICS 1985, ED. BY D. TANNEN. WASHINGTON, DC: GEORGETOWN U PRESS, 294-319. DC:GEORGETOWN U PRESS GOFFMAN, ERVIN. PHILADEPPHIA FOOTING. IN FORMS OF TALK. PP.124-159 U.PENNSYLVANIA 1981 GUMPERZ, JOHN. CAMBRIDGE DISCOURSE STRATEGIES. INTRODUCTION, II E IV. CAMBRIDGE U.PRES1982 MACAULAY, RONALD K.S. NEW ORLEANS ""COZ IT IZNY SPELT WHEN THEY SAU IT"": DISPLAYING DIALECT IN WRITING. PAPER PRESENTED AT THE ANNUAL MEETING OF THE LSA., DECEMBER 1988 OCHSM ELIONOR. TRANSCRIPTION AS THEORY. IN OCHS AND SCHIEFFELIN (EDS.) DEVELOPMENTAL PRAG- MATICS. NY: ACADEMIC, PP. 43-72. 1970 LABOV, WILLIAM. PHILADELPHIA THE TRANFORMATION OF EXPERIENCE IN NAR- RATIVE SYNTAX. IN: LANGUAGE IN THE INNER CITY, PP. 355-405. PENNSYLVANIA PRE1972 PRESTON, DENNIS R. THE LI'L ABNER SYNDROME: WRITTEN REPRESENTATION OF SPEECH. AMERICAN SPEECH. 60:4 328-36 1985 QUENTAL, LUCIA. CAMPINAS ALINHAMENTO E ESTRUTURAS DE PARTICIPA- CAO EM UMA ENTREVISTA TERAPEUTICA. CA- DERNOS DE ESTUDOS LINGUISTICOS. ED. UNICAMP 1991 SCHIFFRIN, D: SOCIOLINGUISTIC APPROACHES TO DISCOURSE. PAPER PRESENTED AT NWAVE XVI. UNIVER- SITY OF TEXAS, 1-34. 1987 TANNEN, D. TALKING VOICES: RE- CAMBRIDGE PETITION, DIALOGUE, AND IMAGERY IN COINVERSATION. U. CAMBRIDGE 1989"
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4570/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
4561/1 2018.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app35_Prod.sigaa29 v4.9.10.115