Ementa: |
: Estudo dos modelos contemporâneos de aquisição de LE/L2 incluindo fatores variáveisindividuais dos aprendizes (idade, personalidade, aptidão linguística), fatores cognitivos (estilos eestratégias de aprendizagem), fatores socioculturais (crenças, identidade) e fatores sociopsicológicos(motivação e atitude) na aquisição de LE/L2. |
Referências: |
CHOMSKY, N. Linguistic Theory. In: OLLER, J. W. Jr. RICHARDS, J. C. (Orgs.) Focus onthe Learner: Pragmatic Perspectives for the Language Teacher. Rowley, Massachusetts: Newbury HousePublishers, Inc., 1973, p. 29-35.COOK, V. Linguistics and Second Language Acquisition. 1. ed., Londres: The MacmillanPress Ltd., 1993. (Seção 1.3: “Early second language acquisition research”, p. 8-24.)CORDER, S. P. Error Analysis and Interlanguage. Oxford: Oxford University Press, 1981.CORREA, L. M. S. Aquisição da linguagem: uma retrospectiva dos últimos trinta anos.D.E.L.T.A., vol. 15, no. especial, p. 339-383, 1999.DULAY, H. BURT, M. KRASHEN, S. Language Two. Oxford University Press, 1982.ELLIS, R. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press,1985._______. Second Language Acquisition. Hong Kong: Oxford University Press, 1997FERNÁNDEZ, S. L. Las estrategias de aprendizaje. In: LOBATO J. S. GARGLLO, I. S.(Orgs.). Vademécum para la formación de profesores - enseñar español comosegunda lengua (L2)/ lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL, 2005, p. 411-431.FREIRE, M. ABRAHÃO, M. H. e BARCELOS, A. M. (Orgs.). Lingüística Aplicada eContemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.KRASHEN, S. D. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Londres:Prentice Hall International (UK), 1987.LARSEN-FREEMAN, D. LONG, M. H. An Introduction to Second Language AcquisitionResearch. Londres: Longman Group UK Limited, 1991.LIGHTBOWN, P. M. SPADA, N. How Languages are Learned. Oxford University Press, 3.ed., 2006. |