Universidade de Brasília Brasília, 01 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA (11.01.01.19.07)
Código: PGLA3146
Nome: AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: : Estudo dos modelos contemporâneos de aquisição de LE/L2 incluindo fatores variáveisindividuais dos aprendizes (idade, personalidade, aptidão linguística), fatores cognitivos (estilos eestratégias de aprendizagem), fatores socioculturais (crenças, identidade) e fatores sociopsicológicos(motivação e atitude) na aquisição de LE/L2.
Referências: CHOMSKY, N. Linguistic Theory. In: OLLER, J. W. Jr. RICHARDS, J. C. (Orgs.) Focus onthe Learner: Pragmatic Perspectives for the Language Teacher. Rowley, Massachusetts: Newbury HousePublishers, Inc., 1973, p. 29-35.COOK, V. Linguistics and Second Language Acquisition. 1. ed., Londres: The MacmillanPress Ltd., 1993. (Seção 1.3: “Early second language acquisition research”, p. 8-24.)CORDER, S. P. Error Analysis and Interlanguage. Oxford: Oxford University Press, 1981.CORREA, L. M. S. Aquisição da linguagem: uma retrospectiva dos últimos trinta anos.D.E.L.T.A., vol. 15, no. especial, p. 339-383, 1999.DULAY, H. BURT, M. KRASHEN, S. Language Two. Oxford University Press, 1982.ELLIS, R. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press,1985._______. Second Language Acquisition. Hong Kong: Oxford University Press, 1997FERNÁNDEZ, S. L. Las estrategias de aprendizaje. In: LOBATO J. S. GARGLLO, I. S.(Orgs.). Vademécum para la formación de profesores - enseñar español comosegunda lengua (L2)/ lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL, 2005, p. 411-431.FREIRE, M. ABRAHÃO, M. H. e BARCELOS, A. M. (Orgs.). Lingüística Aplicada eContemporaneidade. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.KRASHEN, S. D. Principles and Practice in Second Language Acquisition. Londres:Prentice Hall International (UK), 1987.LARSEN-FREEMAN, D. LONG, M. H. An Introduction to Second Language AcquisitionResearch. Londres: Longman Group UK Limited, 1991.LIGHTBOWN, P. M. SPADA, N. How Languages are Learned. Oxford University Press, 3.ed., 2006.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4634/1 2019.2 LINGUÍSTICA APLICADA/PGLA - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app43_Prod.sigaa37 v4.9.10.97