Universidade de Brasília Brasília, 28 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA (11.01.01.19.07)
Código: PGLA2914
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PGLA0064 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A área de ensino de línguas estrangeiras em contexto superior tecnológico. O papel da Linguística Aplicada na investigação desse contexto. As especificidades, os propósitos e as características do ensino de línguas estrangeiras para fins específicos.
Referências: ALMEIDA FILHO, J.C.P. O fazer atual da linguística aplicada no Brasil: foco no ensino de línguas. In: KLEIMAN, A.B. & CAVALCANTI, M.C. (orgs.). Linguística Aplicada: suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007. ____ Aprendizagem e Ensino de Línguas em Contextos Tecnológicos. REVERTE: Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Fatec Indaiatuba. Indaiatuba, volume 6, 2008. ________ Lingüística Aplicada, Ensino de Línguas e Comunicação. Campinas: Pontes Editores e ArteLíngua, 2006. AUGUSTO-NAVARRO, E.H. Necessidades e Interesses Contemporâneos no Ensino-Aprendizagem de Inglês para Propósitos Específicos. In: SILVA, K. A. e ALVAREZ, M. L. O. Perspectivas de Investigação em LA. Campinas: Pontes, 2008. CELANI, M.A.A. FREIRE, M. M. RAMOS, R.C.G. A Abordagem Instrumental no Brasil: um projeto, seus percursos e seus desdobramentos. Campinas: Mercado de Letras, 2009. CELANI, D., HOLMES & SCOTT. ESP in Brazil – 25 years of evolution and reflection. Campinas: Mercado de Letras São Paulo: Educ, 2005. CELCE-MURCIA, M. English for Specific Purposes (ESP): Its History and Contributions. In: CELCE-MURCIA, M. (ed) Teaching English as a Second or Foreign Language. Heinle & Heinle Publishers, 1991. DUDLEY-EVANS & ST. JOHN, M. J. Developments in English for Specific Purposes - A multi-disciplinary approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.ICC Centro, Sala B1-260, Campus Universitário Darcy Ribeiro, 70.910-900 - 3307 3412www.pgla.org.brHUTCHINSON, T. & WATERS, A. English for Specific Purposes: a learning-centred approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.OSS, D. I. B. e RUWER, M. ESP: from Theory to Practice in a Brazilian Setting. English for Academic and Specific Purposes in Developing, Emerging and Least Developed Countries (ed. by Mark Krzanowski). British Library Cataloguing in Publication Data (e-book), 2008.PIZZOLATTO, C. E. MASCIA, M. A. A. BARTHOLOMEU, M. A. N. CLAUS, M.M. K. O Inglês Instrumental em Cursos de Engenharia e a Construção de Sentidos. REVERTE: Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Fatec Indaiatuba. Indaiatuba, volume 6, 2008.RAMOS, R. C. G. ESP in Brazil: history, new trends and challenges. . English for Academic and Specific Purposes in Developing, Emerging and Least Developed Countries (ed. by Mark Krzanowski). British Library Cataloguing in Publication Data (e-book), 2008.____ Instrumental no Brasil: a desconstrução de mitos e a construção do futuro. In: FREIRE, M., VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. e BARCELOS, A. M. Linguística Aplicada e Contemporaneidade. Campinas: Pontes, 2005.VIAN JR., O. Inglês Instrumental, Inglês para Negócios e Inglês Instrumental para Negócios. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. vol.15. special issue, São Paulo, 1999.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PGLA0064 - TÓPICOS ESPECIAIS DE LINGUÍSTICA APLIC AO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PGLA0064 ) ATIVO 01/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4634/1 2019.2 LINGUÍSTICA APLICADA/PGLA - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app32_Prod.sigaa26 v4.9.10.97