Universidade de Brasília Brasília, 28 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA - PPGL (11.01.01.19.02.01)
Código: PPGL3150
Nome: TIPOLOGIA DE LÍNGUAS INDÍGENAS BRASILEIRA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Introdução ao estudo funcional e tipológico de línguas indígenas brasileiras, a partir do contraste de enfoques alternativos de pesquisa tipológica através das línguas. Entre os tópicos enfatizados incluem-se: expressões de relações gramaticais, ordem de palavras, estruturas oracionais, sistemas de tempo, aspecto e modo, voz (causativa, reflexiva, recíproca, passiva, antipassiva), coordenação, subordinação, complementação e relativização.
Referências: BARRY J. Blake. Case. Cambridge: Cambridge University Press. 1994CHAFE, Wallace L. Givenness, contrastiveness, definiteness, subjects, topics, and points of view, in C. N. Li (ed.), Subject and topic. New York: Academic Press, 25-55. 1976.COMRIE, B. Passive and voice, in M. Shibatani (ed.), Passive and voice. Amsterdam: Benjamins, 9-23. 1988.KEENAN, E.L. & B.Comrie. Noun phrase accessibility and universal grammar, Linguistic Inquiry 8:63-99. 1977.COMRIE, Bernard. Language universals and linguistic typology: syntax and morphology. 2nd ed. Oxford: Blackwell Publishers. 1989.FOLEY, William A., & Robert D. Van Valin. Functional syntax and universal grammar. Cambridge: Cambridge University Press. 1984.GREENBERG, Joseph H., Charles Ferguson, and Edith A. Moravcsik, eds. Universals of human language, 1: Method and theory. Stanford: Stanford University Press. 1978.HAWKINS, J.A. Word order universals. New York: Academic Press, caps. 1 e 2. 1983.HEINE, Bernd, Ulrike Claudi, and Friederike Hünnemeyer. Grammaticalization: a conceptual framework. Chicago: University of Chicago Press. 1991.HOPPER, Paul J., and Elizabeth Closs Traugott, Grammaticalization. Cambridge: Cambridge University Press. 1993.KEENAN, E.L. Towards a universal definition of subject, in C.N.Li (ed), Subject and topic. New York: Academic Press, 303-333. 1976.MITHUN, Marianne. Active/agentive case marking and its motivations. Language 67:510-546. 1991.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4618/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
4600/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app44_Prod.sigaa38 v4.9.10.115