Universidade de Brasília Brasília, 01 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA (11.01.01.19.07)
Código: PGLA3152
Nome: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LINGUAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Estudo dos fatores intervenientes na formação de professores de língua(s) e o estado-da-arte da pesquisa sobre o tema
Referências: ALMEIDA FILHO, J.C.P. O professor de Língua Estrangeira em Formação (org.). Campinas,SP: Pontes, 2004.BARCELOS, A. M. F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa decrenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F. & VIEIRAABRAHÃO, M. H. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e naformação de professores. Campinas, Pontes Editores, 2005.BORG, S. Teacher cognition in language teaching: a review of research on what language teachers thiknow, believe, and do. Language Teacher. v.36, p.81-109, 2003.CRANDALL, J. Language Teacher Education. Annual Review of Linguistics, v.20, p.34-55,2000.FANG, Z. A review of research on teacher beliefs and practices. Educational Research, v.38,n.1,p.47-64,1996.LEFFA, V. J. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, Vilson J.MURRAY, J. & MALE, T. Becoming a teacher educator: evidence from the field. Teaching and TeacherEducation v. 21, p. 125-142, 2005.PAIVA,V.L.M. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professores de língua inglesaIn: STEVENS, C.M.T. & CUNHA, M. J. C. (orgs) Caminhos e Colheitas: ensino e pesquisa na área deinglês no brasil. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2003, p.53-84.PAQUAY & WAGNER Competências profissionais privilegiadas nos estágios e na videoformação.PERRENOUD, P. PAQUAY, L. ALTET, M. CHARLIER, E. (orgs.). Formando professores profissionais:que estratégias? Que competências? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 135-160.PERRENOUD, P. PAQUAY, L. ALTET, M. & CHARLIER, E. Formando professores profissionais: trêsconjuntos de questões. In: PERRENOUD, P. PAQUAY, L. ALTET, M. CHARLIER, E. (orgs.).professores profissionais: que estratégias? Que competências? Porto Alegre: Artmed, 2001. p.11RICHARDS, J. C. & LOCKHART C. Reflective Teaching in Second Language Classrooms.Cambridge: Cambridge University Press, 1996.RICHARDS, J.C. & NUNAN, D. Second Language Teacher Education. CambridgeUniversity Press, 1990.SCHÖN, D. A. Educando o profissional Reflexivo. Um novo design para o ensino e aaprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.SCHULZ, R. A. Foreign Language Teacher Development: MLJ Perspectives - 1916-1999.Modern Language Journal, v.84, iv. p. 495-522, 2000.WALLACE, M.J. Training foreign language teachers: a reflective approach. Cambridge: CambridgeUniversity Press, 1991.WILBUR, M. L. How Foreign Language Teachers Get Taught: methods of teaching the methods courForeign Language Annals. v.40, n.1, p.79-101, 2007.ZEICHNER, K. M. Alternative paradigms of teacher education. Journal of Teacher Education, v.34, n.3, p.9-27. May/June 1983.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4634/1 2019.2 LINGUÍSTICA APLICADA/PGLA - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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