Universidade de Brasília Brasília, 01 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA - POSLIT (11.01.01.19.05)
Código: POSLIT3159
Nome: POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Abordagem crítica do conceito de contemporâneo. Apreciação analítica das produções textuais sob a perspectiva dos sistemas discursivos que as constituem, em função de eixos temáticos e/ou questões ideológicas que propiciem avaliar as figurações mutáveis do sujeito no tempo e no espaço. Identificação do lugar da arte literária e da cultura midiática em sua potência performativa. O lugar socioontológico do autor na sociedade contemporânea.
Referências: ANDERSON, Perry. As origens da pós-modernidade. RJ: Jorge Zahar Editor, 1999.BHABHA, Homi. O local da cultura. Minas Gerais: Editora da UFMG, 1998.BAUMAN. Zigmunt. Amor líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.BAUMAN. Zigmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2004.BOSI, Alfredo. O ser e o tempo na poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.CERRADOS. Poesia brasileira contemporânea. Brasília: Programa de Pós-graduação em Literatura, UnB. Número 18. Ano 13, 2004.CYNTRAO Sylvia, H. Como ler o texto poético: caminhos contemporâneos. Brasília: Plano Editora, 2004.CYNTRAO Sylvia H. (org.) Poesia : o lugar do contemporâneo. Brasília:Formulário 9.1Departamento de Teoria literária e Literaturas/UnB .DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. RJ: Contraponto, 1997..DURAND, Gilbert. O imaginário. Rio de Janeiro: Difel, 1998.EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora,1993.ECO, Umberto. Os limites da interpretação. S. P. Editora Perspectiva, 1995.ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. São Paulo: Martins fontes, 1991.ELIAS, Norbert. O processo civilizador – Volume 1: Uma História dos Costumes. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1994. 2vFERNANDES, Rinaldo (org.).Chico Buarque o poeta das mulheres dos desvalidos e dos perseguidos. SP: Leya, 2013.FIORIN, J.L.PESSOA, Diana . Dialogismo, polifonia, intertextualidade. SP: EDUSP, 1994.GIDDENS, ANTHONY. As conseqüências da modernidade. SP: UNESP, 1991.GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade. SP. Editora UNESP, 1993.HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro. DP&A, 1998.HUTCHEON, Linda. Poética da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Imago, 2003.JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Tradução Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Ática, 1996. VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Trad. Hossein Shooja e Isabel Santos. Lisboa: Relógio d’Água, 1989. –––––––. La fine della modernità: nichilismo ed ermeneutica nella cultura post-moderna. Milano: Garzanti, 1987.ZUMTHOR Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2007. 2ª Ed.ObservaçõesO livro Como ler o texto poético será disponibilizado em formato digital.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4375/1 2018.2 LITERATURA/POSLIT - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
4367/1 2017.1 LITERATURA/POSLIT - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app32_Prod.sigaa26 v4.9.10.97