Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE1123
Nome: TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGE1120 ) OU ( PPGE1122 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: : Estudar e debater as principais teorias de educação matemática e realizar uma discussão teórica sobre o processo de aprendizagem e de ensino da matemática, voltada para a formação à pesquisa científica.
Referências: -- Almouloud, Saddo Ag, Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Editora UFPR, 2008.- Calazans, A. M., A Matemática na alfabetização, da série alfabetização, da Editora KUARUP. Porto Alegre. 1996.- Carraher, T. Carraher, D. e Schliemann, A. Na vida dez na escola zero. Editora Cortez. São Paulo. 1990.- Chácon, I. M. G. Matemática Emocional: os afetos na aprendizagem Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.- Chevellard, Y., Bosch, M. e Gascón, J. Estudar Matemáticas: o elo perdido entre o ensino e a aprendizagem. Ed Artes Mádicas. Porto Alegre, 2001.- D´Ambrósio, U. Etnomatemática, Coleção Tendências em Educação Matemática, Editora Autêntica, Belo Horizonte. 2001.- D´Ambrósio, U. Educação matemática: da teoria à prática, Campinas: Ed Papirus, 1996- Danyluk, O. S. Educação de Adultos: ampliando horizontes de conhecimento, Editora Sulina, Porto Alegre. 2001.- Danyluk, O. S. Alfabetização Matemática : as primeiras manifestações da escrita infantil, Editora Sulina, Porto Alegre.1998.- Duhalde, M. E. e Cuberes, M. T. G. Encontros iniciais com a matemática: contribuições à educação infantil, Editora Artes Médicas, Porto Alegre,1998.- Fávero, M. H. Psicologia e Conhecimento: subsídios da psicologia do desenvolvimento para a análise de ensinar e aprender. Brasília: EdUnB, 2005.- Fonseca, M. C. F, R, Letramento no Brasil: habilidades matemáticas, São Paulo: Ed Global, 2004- Fiorentini, D. e Lorenzato, S. Investigação em Educação Matemática, in Coleção Formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.- Ifrah, G. lãs cifras: historia de uma gran invencion, Madri: Alianza Editorial, 1988.- Kamii, C. A criança e o número, Ed Papirus, Campinas. 1986.- Kamii, C. Crianças pequenas continuam reinventando a aritmética, Porto Alegre: ArtMed, 2004- Kline, Morris, O Fracasso da matemática Moderna, São Paulo: IBRASA, 1976.- Nacarato, A. M. e Lopes, C. E. Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.- Nunes, T. e Bryant P. Crianças fazendo Matemática, Ed. Artes Médicas. Porto Alegre, 1997.- Pais, L. C. Didática da Matemática : uma análise da influência francesa. Da Coleção Tendências em Educação Matemática da Editora Autêntica, Belo Horizonte, 2001.Parra, C. e Saiz, I. Didática da Matemática, Ed. Artes Médicas. Porto Alegre, 2001.- Parra, C. e Saiz, I. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas, Porto Alegra: Artes Médicas, 2001.- Smole, K. C. S. , A matemática na Educação Infantil . a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar, Ed Artes Médicas.1996.- Toledo, M. e Toledo M., Didática da Matemática : como dois e dois, a construção da matemática, Editora FTD. São Paulo, 1997.- Vigotski, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.- Vigotski, L.S. Psicologia Pedagógica (edição comentada). Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.Além das referências acima, a leitura dos textos de MUNIZ, disponibilizadas na xerox da FE-UnB são base para as discussões do curso.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGE1120 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
PPGE1122 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGE1120 ) OU ( PPGE1122 ) ATIVO 01/08/2019

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app08_Prod.sigaa02 v4.9.10.97