Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE1240
Nome: ATIVIDADES PROGRAMADAS EM EDUCAÇÃO E ECOLOGIA HUMANA 1
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Fundamentos conceituais e operacionais de uma pesquisa de campo envolvendo: escolha do tema, objetivos, hipóteses, aspectos teóricos e levantamento bibliográfico Aplicação de instrumentos: escalas, questionários, survey e entrevistas. Ética na pesquisa com seres humanos Diferentes tipos de analises advindas da aplicação dos instrumentos Elaboração do relatório final da pesquisa realizada para a Qualificação.
Referências: CERQUEIRA, Teresa C.S. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Revista de Psicologia da Vetor Editora. São Paulo - SP. Vol. 7 - Nº 1 - Jan/Jun. 2006.CERQUEIRA, Teresa C.S. Possíveis influências do autoconceito e do locus de controle sobre o rendimento acadêmico. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília. 1991. Brasília - DF.COLLIER, G., MINTON, H. L. & REYNOLDS, G. Escenarios y tendencias de la psicología social. Madrid: Editorial tecnos, 1991.GRESSLER, LORI, A. Pesquisa Educacional. São Paulo: Loyola, 1989.MORALES, J. F. Psicología Social.McGraw-Hill: Madrid, 1994.MARTINEZ, A. M. e SIMÃO, L.M. O outro no conhecimento humano: diálogos para a pesquisa e a prática profissional em psicologia. São Paulo: Pioneira, 2004.PETRAGLIA, I. C. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis: Vozes, 1995.PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1972.RODRIGUES, A. Psicologia social. Vozes: Petrópolis. 2000. SANTOS, C. S. G. e ANDRADE. F. C. B. Representações sociais e formação do educador. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2003.TAMAYO, Álvaro. EFA-Escala Fatorial de Autoconceito. Arquivos Brasileiros de Psicologia. Vol. 33, Nº 04, outubro a dezembro de 1981. Rio de Janeiro.TAMAYO, Natascha. Autoconceito profissional, suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília. 2002. Brasília - DF.TEVES, N. e RANGEL, M. Representação social e educação: Temas e enfoques contemporâneos de pesquisa. Campinas: Papirus, 1999.

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