Ementa: |
Fundamentos conceituais e operacionais de uma pesquisa de campo envolvendo: escolha do tema, objetivos, hipóteses, aspectos teóricos e levantamento bibliográfico Aplicação de instrumentos: escalas, questionários, survey e entrevistas. Ética na pesquisa com seres humanos Diferentes tipos de analises advindas da aplicação dos instrumentos Elaboração do relatório final da pesquisa realizada para a Qualificação. |
Referências: |
CERQUEIRA, Teresa C.S. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Revista de Psicologia da Vetor Editora. São Paulo - SP. Vol. 7 - Nº 1 - Jan/Jun. 2006.CERQUEIRA, Teresa C.S. Possíveis influências do autoconceito e do locus de controle sobre o rendimento acadêmico. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília. 1991. Brasília - DF.COLLIER, G., MINTON, H. L. & REYNOLDS, G. Escenarios y tendencias de la psicología social. Madrid: Editorial tecnos, 1991.GRESSLER, LORI, A. Pesquisa Educacional. São Paulo: Loyola, 1989.MORALES, J. F. Psicología Social.McGraw-Hill: Madrid, 1994.MARTINEZ, A. M. e SIMÃO, L.M. O outro no conhecimento humano: diálogos para a pesquisa e a prática profissional em psicologia. São Paulo: Pioneira, 2004.PETRAGLIA, I. C. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis: Vozes, 1995.PIAGET, J. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1972.RODRIGUES, A. Psicologia social. Vozes: Petrópolis. 2000. SANTOS, C. S. G. e ANDRADE. F. C. B. Representações sociais e formação do educador. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2003.TAMAYO, Álvaro. EFA-Escala Fatorial de Autoconceito. Arquivos Brasileiros de Psicologia. Vol. 33, Nº 04, outubro a dezembro de 1981. Rio de Janeiro.TAMAYO, Natascha. Autoconceito profissional, suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília. 2002. Brasília - DF.TEVES, N. e RANGEL, M. Representação social e educação: Temas e enfoques contemporâneos de pesquisa. Campinas: Papirus, 1999. |