Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - PPGEDUC (11.01.01.22.04)
Código: PPGEDUC0086
Nome: MÉTODOS QUANTITATIVOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Introdução aos métodos quantitativos na pesquisa educacional: história e atualidade, possibilidades e restrições. Introdução à linguagem R. Gerenciamento de dataframes. Métodos de análise bivariados e multivariados aplicados à pesquisa em educação em ciências. Desenvolvimento e validação de testes educacionais.
Referências: Leitura obrigatória LIMA JUNIOR, P. Métodos quantitativos da pesquisa em educação: uma introdução baseada em R. Brasília: [s.n.], 2020. Leituras complementares CRAWLEY, M. J. Statistics: an introduction using R. Hoboken: John Wiley & Sons, 2005. FABRIGAR, L. R.; WEGENER, D. T. Exploratory factor analysis. New York: Oxford University Press, 2012. FAHRMEIR, L. et al. Regression: models, methods and applications. Berlin: Springer, 2013. GREENACRE, M. Correspondence analysis in practice. New York: Chapman & Hall, 2007. HÄRDLE, W. K.; SIMAR, L. Applied multivariate statistical analysis. 4th. ed. New York: Springer, 2015. HUSSON, F.; LÊ, S.; PAGÈS, J. Exploratory Multivariate Analysis by Example Using R. London: CRC Press, 2010. MAIR, P. Modern Psychometrics with R. Cham: Springer International Publishing, 2018. ZUMBO, B. D.; CHAN, E. K. H. Validity and Validation in Social, Behavioral, and Health Sciences. Cham: Springer International Publishing, 2014. v. 54.

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app27_Prod.sigaa25 v4.9.10.97