Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE3370
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM ESTUDOS COMPARADOS EM EDUCAÇÃO 2
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Os cuidados metodológicos no uso de fontes documentais para a pesquisa educacional, especialmente em relação às investigações sobre a história e a circulação de ideias educacionais serão o foco da disciplina. As categorias de documentos a serem estudadas serão: revistas, jornais e legislação; depoimentos orais e escritos; imagens fixas e em movimento; e materiais, do espaço físico aos objetos.
Referências: KUHLMANN JR, M.; LEONARDI, P. História da educação no quadro das relações sociais. História da Educação, Santa Maria, v. 21, n. 51, p. 207-227, abr. 2017. https://doi.org/10.1590/2236-3459/66163. THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. Capítulo 7. A venda de esposas, p. 305-352.DE LUCA, Tânia Regina. Fontes Impressas: História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo Contexto, 2008, p. 111-153. LIMA, F. S. A ordem do presidente JK: formação de professores primários e interesses políticos na criação da Escola Normal Júlia Kubitschek, 1960. Rev. Bras. Hist. Educ., 22, e224, 2022. http://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e224 CAMPOS, D.; CHAVES, E. S. A educação nacional e o conservadorismo feminino em tempos de ditadura. História da Educação, v. 26, p. e107426, 2022. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/107426. JACKSON ALBARRÁN, E. En busca de la voz de los herederos de la Revolución. 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Ritos e materialidades nos entornos das conferências educacionais: Brasil nos anos 1920. Rev. Bras. Hist. Educ., v. 23, e269, 2023. https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e269 KUHLMANN JR., M. As grandes festas didáticas: a educação brasileira e as exposições internacionais. Bragança Paulista: Edusf, 2001. Cap. 3.2: Novos métodos e materiais: “Lições de Coisas” nas exposições, p.198-231.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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