Universidade de Brasília Brasília, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR - PGPDE (11.01.01.20.03.02)
Código: PGPDE3355
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 1
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PGPDE2054 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Enfoques teóricos e metodológicos relevantes à área visando um aprofundamento específico em temáticas e questões históricas e teóricas, metodológicas contemporâneas dos processos psicológicos de desenvolvimento em suas diferentes dimensões em diferentes culturas. Conteúdo variável a critério do Colegiado do Programa.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICAAndery, M. A. et al. (2007). Para Compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond. Boron, A. A., Amadeo, J. & González, S. (eds) (2006) A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. Buenos Aires: CLACSO. (pp 15-32 pp 33-50 pp 143-166 pp183-200 pp 421-430). Kojève, A. (2002). Introdução à leitura de Hegel. Rio de Janeiro: Contra-ponto: EDUERJ.Marx, K. & Engels, F. (2007). A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes.Spivak, G. C. (2010). Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: UFMGVygotski, L. S. (1995). Obras Escogidas. Vol III. Madrid: Visor Distribuciones. (pp 11-168)Wallon, H. (1973). Objectivos e Métodos da Psicologia. Lisboa: Editorial Estampa. (pp 61-68 e pp 81-92)Zizek, S. (2006). A subjetividade por vir. Lisboa: Relógio D´Água. (pp 11-74)BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARGoldmann, L. (1979). Dialética e Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra.Llanos, A. (1988). Introdução à Dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Marx, K. & Engels, F. (2004). Textos sobre Educação e Ensino. São Paulo: Centauro.Politzer, G. Besse, G. & Caveing, M. (1954). Princípios fundamentais de Filosofia. São Paulo: Hemus.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PGPDE2054 - TÓPICOS EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 1
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PGPDE2054 ) ATIVO 01/08/2019

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app36_Prod.sigaa30 v4.9.10.92