Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA - PPG-PSICC (11.01.01.20.08)
Código: PSICC3443
Nome: SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE 1
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGPSICC3026 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Estudos de temas contemporâneos da Psicologia da Saúde. Embasamento teórico e pesquisas ligadas aos temas. Conteúdo variável a critério do professor da disciplina.
Referências: Unidade 1Straub, R. (2005). Psicologia da Saúde. Porto Alegre: Artmed. (Epílogo: Psicologia da Saúde hoje e amanhã). Texto 1Brown, R.T., Freeman, W.S., Belar, C., Hornyak, L.M., Rozensky,R., Brown, R.A., Hersch, L., Rickel, A., & Sheridan, E. (2002). The role of psychology in health care delivery. Professional Psychology: Research and Health, 33, 536-545. Texto 2Seidl, E.M.F., & Costa Júnior, A.L. (1999). O psicólogo na rede pública de saúde do Distrito Federal. Psicologia Teoria e Pesquisa, 15, 27-35. Texto 3Miyazaki, M. C. O. S., Domingos, N. A. M., Valério, N. I., Santos, A. R. R., & Rosa, L. T. B (2002). Psicologia da Saúde: extensão de serviços à comunidade, ensino e pesquisa. Psicologia USP, 13 (1), 29-53. Texto 4Unidade 2Silva, L.M.V., & Formigli, V. L. A. (1994). Avaliação em saúde: limites e perspectivas. Cadernos de Saúde Pública, 10(1), 80-91. Texto 5Hartz, Z. M. A (1999). Avaliação de programas de saúde: perspectivas teórico-metodológicas e políticas institucionais. Ciência e Saúde Coletiva, 4 (2), 341-353. Texto 6Tanaka, O., & Melo, C. (2004). Reflexões sobre a avaliação de serviços de saúde e a adoção das abordagens qualitativa e quantitativa. Em M. L. M. Bosi & F. J. Mercado (Orgs.), Pesquisa Qualitativa de Serviços de Saúde (pp. 121-136). Texto 7Pedrosa, J.I.S. (2004). Perspectivas da avaliação em promoção de saúde: uma abordagem institucional. Ciência e Saúde Coletiva, 9 (3), 617-626. Texto 8Castanheira, E.R.L., Nemes, M.I.B et al. (2011). QualiAB: desenvolvimento e validação de uma metodologia de avaliação de serviços de atenção básica. Saúde e Sociedade, 20(4), 935-947. Texto 9Unidade 3Serapioni, M. (2000). Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciência e Saúde Coletiva, 5 (1): 187-192. Texto 10Gunther, H. (2006). Pesquisa quantitativa versus qualitativa: essa é a questão? Psicologia Teoria e Pesquisa, 22(2), 201-210. Texto 11Grypdonck, M. H. T. (2006). Qualitative health research in the era of of evidence-based practice. Qualitative Health Research,16(10), 1371-1385. Texto 12Bosi, M.L.M. & Uchimura, K.Y. (2007). Avaliação da qualidade ou avaliação qualitativa do cuidado em saúde. Revista de Saúde Pública, 41(1), 150-153. Texto 13Unidade 4Thyer, B.A. (2004). What is evidence-based practice? Brief Treatment and Crisis Intervention, 4(2), 167-176. Texto 14Deegear, J., & Lawson, D.M. (2003). The utility of empiracally supported treatments. Professional Psychology, Research and Practice, 34(3), 271-277. Texto 15Pheula, G. F., & Isolan, R.L. (2007).Psicoterapia baseada em evidências em crianças e adolescentes. Revista de Psiquiatria Clínica, 34(2), 74-83. Texto 16Cohen, L.L., La Greca, A.M. et al. (2008). Introduction to special issue: Evidence based assessment in pediatric psychology. Journal of Pediatric Psychology, 33(9), 711-715. Texto 17Unidade 5 *World Health Organization (2003). Adherence to long term therapies. Evidence for action. Switzerland: WHO. Texto 20Unidade 6 * Marlatt, G. A. & George, W. H. (1998). Relapse Prevention and the Maintenance of Optimal Health. Em S. A. Shumaker, E. B. Schron, J. K. Ockene & W. L. Macbee (Orgs.), The Handbook of Health Behavior Change (pp. 33-58). NY: Springer Publishing Company. Texto 21 Sanz, M. A. H. (2004). Los proyectos y programas en educación para la salud/ La evaluación de proyectos y programas. Em R. P. Quesada (Org.), Educación Para La Salud, Reto de Nuestro Tiempo (pp. 245-283). Madrid: Ediciones Diaz de Santos. Texto 22 Unidade 7 *Antoniazzi, A. S., Dell' Aglio, D.D. & Bandeira, D.R. (1998). O conceito de coping: uma revisão teórica. Estudos de Psicologia, 3, 273-294. Texto 18Becoña, E. (2006). Resiliencia: definición, características y utilidad del concepto. Revista de Psicopatología y Psicologia Clínica, 11(3), 125-146. Texto 19Seidl, E. M. F., Tróccoli, B. T & Zannon, C. M. L. C. (2001). Análise fatorial de uma medida de estratégias de enfrentamento. Psicologia Teoria e Pesquisa, 1
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGPSICC3026 - SEMINÁRIO AVANÇADO EM ENSINO NA SAÚDE 2
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGPSICC3026 ) ATIVO 01/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2887/1 2014.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Não
2895/1 2018.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Não

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