Universidade de Brasília Brasília, 14 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL, DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES (PSTO) (11.01.01.20.05.01)
Código: PPGPSTO6833
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS EM MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA 2
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A disciplina estimula uma abordagem multimetodológica (i.e., uso de mútiplos métodos e técnicas) e até mesmo mista (i.e.,quali-quanti), embora seja fundamentalmente voltada paradelineamentos que envolvem questões hipotético-dedutivas e, portanto mais associados a umaperspectiva quantitativa. Aqui a lógica experimental de causalidade ou de controle estatístico para simular causalidade é fortemente valorizada, assim como as questões conceituais muito mais do que as questões relacionadas a testes inferenciais, que são objeto de outras disciplinas.
Referências: American Psychological Association. (2009). Publication manual of the American Psychological Association. Washington, DC: APA.De Vaus, D. A. (2001). Research design in social research. London: SAGE. Leong, F. T., Schmitt, N., & Lyons, B. J. (2012). Developing testable and important research questions. In: H. Cooper, P.M. Camic, D.L. Long, A.T. Panter, D. Rindskopf, K.J. Sher (Eds), APA Handbook of Research Methods in Psychology (Vol. 1, pp. 119-132). Washington: APA. Shadish, W.R., Cook, T. D., & Campbell, D. T. (2002). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston, MA: Wadsworth. Tabachnick, B.G & Fidell, L.S. (2013). Using multivariate statistics. Boston: Pearson West, S. G., & Thoemmes, F. (2010). Campbell’s and Rubin’s perspectives on causal inference.Psychological methods, 15(1), 18-37
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2542/-3 2018.1 PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES/PPG-PSTO - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2534/1 2022.1 PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES/PPG-PSTO - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2534/-2 2019.1 PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES/PPG-PSTO - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2542/-2 2019.1 PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES/PPG-PSTO - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2542/1 2022.1 PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES/PPG-PSTO - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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