Universidade de Brasília Brasília, 30 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PROFISSIONAL) (11.01.01.08.12)
Código: PPGEFP3383
Nome: PROBLEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGEF0166 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Propõe o levantamento, demarcação e análisedos problemas vivenciados pelos professoresno campo da Educação Física escolar.Apresenta e problematiza o conhecimentoacadêmico sobre as possibilidades daintervenção docente frente aos problemas docampo profissional. Propicia a reflexão sobrea própria ação, de modo a buscar melhorias naqualidade da prática pedagógica e aidentificação dos campos de conhecimentosque podem subsidiar a intervenção.
Referências: AGUIAR, J. S. DUARTE, E. Educação inclusiva: um estudona área da educação física. Revista brasileira de educaçãoespecial, Marília, v. 11, n. 2, ago. 2005.AQUINO, J. G. Da (contra) normatividade do cotidianoescolar: problematizando discursos sobre a indisciplinadiscente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 143, ago.2011.FENSTERSEIFER, P. E. SILVA, M. A. Ensaiando o “novo”em educação física escolar: a perspectiva de seus atores.Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v.33, n. 1, p. 119-134, jan./mar. 2011.SOUZA JUNIOR, O. M. DARIDO, S. C. Dispensas das aulasde Educação Física: apontando caminhos para minimizar osefeitos da arcaica legislação brasileira. Pensar a Prática,Goiânia, v. 2, p. 22-32, 2009.TENÓRIO, K. M. R. BEZERRA, B. SOUZA JÚNIOR, M.GOMES, P. N. MELO, M. S. T. Propostas curricularesestaduais para Educação Física: uma análise do binômiointencionalidade-avaliação. Motriz, Rio Claro, v. 18, p. 542-556, 2012.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGEF0166 - PROBLEMÁTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGEF0166 ) ATIVO 01/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
957/1 2021.1 EDUCAÇÃO FÍSICA/PPGEFP - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim

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