Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PROFISSIONAL) (11.01.01.08.12) |
Código: |
PPGEFP3388 |
Nome: |
ESCOLA, EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO |
Carga Horária Teórica: |
15 h. |
Carga Horária Prática: |
15 h. |
Carga Horária Total: |
30 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( PPGEF0176 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Sim |
Quantidade Máxima de Matrículas: |
99 |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Analisa as questões pertinentes à inclusão na sociedade, na escola e na Educação Física escolar. Identifica o tipo deficiências físicas e sensoriais, assim como as dificuldades de aprendizagem, mais frequentes entre os alunos da EducaçãoBásica e discute estratégias que podem subsidiar a intervenção dos professores no sentido de garantir a inclusão de todos os alunos. |
Referências: |
ALVES, M. L. T. DUARTE, E. Os caminhos percorridos pelo processo inclusivo de alunos com deficiência na escola: uma reflexão dos direitos construídos historicamente.Revista Educação Especial, v. 24, p. 207-218, 2011.FALKENBACH, A. P. Inclusão: perspectivas para as áreas da educação física, saúde e educação. Jundiaí: Fontoura, 2010.RODRIGUES, D. (Org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus Editorial, 2006.SILVA, R. F. SEABRA JUNIOR, L. ARAUJO, P. F. Educação física adaptada no Brasil: da história a inclusão educacional. São Paulo: Phorte, 2008. |
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