Universidade de Brasília Brasília, 30 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PROFISSIONAL) (11.01.01.08.12)
Código: PPGEFP3403
Nome: EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Possibilita o desenho, a posta em prática e a apreciação de estratégias de intervenção para superar as distintivas adversidades enfrentadas pelosprofessores de Educação Física no Ensino Médio. Estuda os objetivos, conteúdos e critérios de avaliação de propostas curriculares para última etapa daEducação Básica. Analisa as diversas manifestações da cultura corporal como tema de estudo da Educação Física no Ensino Médio, assim como, examina asestratégias metodológicas para trabalhar com adolescentes e jovens.
Referências: ALMEIDA, Felipe Quintão de. Educação Física Escolar e práticas pedagógicas inovadoras: uma revisão. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 21, n. 03, p. 7 –16, set./dez., 2017.BOSCATTO, Juliano Daniel DARIDO, Suraya Cristina. A Educação Física no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: percepçõescurriculares. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 99 – 111, jan./mar. 2017.COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva e colaboradores. Problematizações para uma prática pedagógica inovadora da Educação Física no EnsinoMédio. Corpoconsciência, v. 22, n. 3, p. 101-114, set./dez., 2018DAYRELL, Juarez Tarcísio CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Juventude e Ensino Médio: quem é este aluno que chega à escola. IN: DAYRELL, JuarezTarcísio CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues MAIA, Carla Linhares (Orgs.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte:UFMG, 2014FÁVERO SOBRINHO, Antônio. O aluno não é mais aquele! E agora professor? A transfiguração histórica dos sujeitos da educação. SEMINÁRIO NACIONAL:CURRÍCULO EM MOVIMENTO, 1. Anais... Belo Horizonte, MG, 2010LAGE, Giselle Carino PRADO, Ana Pires do. Quero um futuro melhor: trajetórias de jovens do Ensino Médio. Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n.26, jan/abr 2018.PAIS, José Machado. A construção sociológica da juventude: alguns contributos. Análise social, v. 25, 1990, p. 139-165SILVA, Tereza Maria Trindade da RIBEIRO, Henrique Melo CAMPOS, Frederico Rodrigues. Entre os muros da escola: possibilidades para rever as noçõesde disciplina e avaliação. Revista Anagrama, ano 3, v. 3, mar./ mai., 2010.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
957/1 2021.1 EDUCAÇÃO FÍSICA/PPGEFP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app23_Prod.sigaa17 v4.9.10.97