Ementa: |
Disciplina de caráter teórico-prático com ênfase na visão desenvolvimentista da criança. São apresentados conteúdos relacionados ao desempenho motor infantil. Influência do meio e da herança, interação entre crescimento e maturação, bem como fatores intrínsecos e fatores extrínsecos que influenciam o desempenho motor, tais como: treinamento, composição corporal, diferença entre gêneros, contextos sócio-econômicos e aspectos psicossociais. Serão abordados, também, técnicas e instrumentos de medidas do desempenho motor. |
Referências: |
BEE, H. A criança em desenvolvimento. Artes Médicas, São Paulo, 7a ed., 1996.DOCHERTY, D. Measurement in Pediatric Exercise Science. Canadian Society for Exercise Physiology, Human Kinetics, 1996.ECKERT, H. M. Desenvolvimento Motor., Editora Manole, São Paulo, 3ª ed., 1993.GALLAHUE, D. & OZMUN J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor. Bebês, crianças adolescentes e adultos. Phorte Editora, São Paulo, 2001.GUEDES, D.P. & GUEDES, J.E.R.P. Crescimento, composição corporal e desempenho motor de crianças e adolescentes. São Paulo-SP, CLR Baliero, 1997.HAYWOOD, K. M. & GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Artmed, Porto Alegre, 3ª. ed., , 2004.MALINA, R.M. & BOUCHARD, C. Growth, maturation and physical activity. Champaign, Human Kinetics Books, 1991.PAPALIA D. & OLDS S. Desenvolvimento Humano. Artmed, Porto Alegre, 2000.Rowland, T. W. Pediatric Laboratory Exercise Testing - Clinical Guidelines. Human Kinetics, 1993.RAUDSEPP, L. & PÄÄSUKE, M. Gender differences in fundamental movement patterns, motor performances, and strength measurements of prepubertal children. Pediatric Exercise Sciences, 7: 294-304, 1995.SHEPARD, R.J. Physical activity and growth. Chicago,Year Book Medical Publishers, 1982. |