Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS - PPGEFL (11.01.01.11.09) |
Código: |
PPGEFL0377 |
Nome: |
ECOLOGIA DA RESTAURAÇÃO |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( PPGEFL0376 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Conceitos sobre ecologia da restauração, restauração ecológica, princípios de sucessão secundária, regeneração natural e regras de montagem em comunidades, métodos de restauração ecológica, restauração de paisagens, monitoramento e legislação sobre restauração ecológica. Objetivo: Capacitar os alunos em princípios e métodos de restauração ecológica, para que desenvolvam pesquisa e executem projetos práticos de restauração ecológica. Conteúdo Programático Tema Introdução Conceitos e objetivos da Restauração/ Oportunidades de restauração Princípios Ecológicos Princípios de regeneração e sucessão para a restauração Ecológica Técnicas de restauração Silvicultura Nucleação Semeadura direta Propagação vegetativa sistemas agroflorestais Visita em campo – projetos de restauração ecológica no DF Monitoramento e Planejamento Monitoramento e Manejo adaptativo Visita em campo – Sistemas agroflorestais Restauração na Prática Legislação e a prática da restauração Debate com especialistas sobre os temas (espécies invasoras, paisagem e restauração, fauna e restauração) Consenso e divergência sobre situações de degradação e restauração (ajuste fino e fechamento da disciplina) ESTRATÉGIAS DE ENSINO 4.1. Descrição das estratégias 1. Aulas expositivas 2. Debate sobre questões formuladas na aula anterior 3. Resolução de exercícios a partir de perguntas orientadoras 4. Atividades de campo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 6.1. Descrição dos critérios 1. Resolução de duas questões dissertativas por aula. 2. Preparação de Manuscrito. |
Referências: |
Artigos científicos dos periódicos Restoration Ecology, Forest Ecology and Management, Ecological Applications, Ecology and Society, Agroforestry systems. Publicações formais e informais relevantes sobre restauração no Brasil e especificamente no Cerrado. Cada aula tem uma pasta com 10 a 20 artigos científicos que os alunos utilizam para responder as questões de cada aula. Alunos têm liberdade de buscar bibliografia adicional em periódicos indexados sobre o tema |
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