Universidade de Brasília Brasília, 10 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS - PPGEFL (11.01.01.11.09)
Código: PPGEFL0377
Nome: ECOLOGIA DA RESTAURAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGEFL0376 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Conceitos sobre ecologia da restauração, restauração ecológica, princípios de sucessão secundária, regeneração natural e regras de montagem em comunidades, métodos de restauração ecológica, restauração de paisagens, monitoramento e legislação sobre restauração ecológica. Objetivo: Capacitar os alunos em princípios e métodos de restauração ecológica, para que desenvolvam pesquisa e executem projetos práticos de restauração ecológica. Conteúdo Programático Tema Introdução Conceitos e objetivos da Restauração/ Oportunidades de restauração Princípios Ecológicos Princípios de regeneração e sucessão para a restauração Ecológica Técnicas de restauração Silvicultura Nucleação Semeadura direta Propagação vegetativa sistemas agroflorestais Visita em campo – projetos de restauração ecológica no DF Monitoramento e Planejamento Monitoramento e Manejo adaptativo Visita em campo – Sistemas agroflorestais Restauração na Prática Legislação e a prática da restauração Debate com especialistas sobre os temas (espécies invasoras, paisagem e restauração, fauna e restauração) Consenso e divergência sobre situações de degradação e restauração (ajuste fino e fechamento da disciplina) ESTRATÉGIAS DE ENSINO 4.1. Descrição das estratégias 1. Aulas expositivas 2. Debate sobre questões formuladas na aula anterior 3. Resolução de exercícios a partir de perguntas orientadoras 4. Atividades de campo CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 6.1. Descrição dos critérios 1. Resolução de duas questões dissertativas por aula. 2. Preparação de Manuscrito.
Referências: Artigos científicos dos periódicos Restoration Ecology, Forest Ecology and Management, Ecological Applications, Ecology and Society, Agroforestry systems. Publicações formais e informais relevantes sobre restauração no Brasil e especificamente no Cerrado. Cada aula tem uma pasta com 10 a 20 artigos científicos que os alunos utilizam para responder as questões de cada aula. Alunos têm liberdade de buscar bibliografia adicional em periódicos indexados sobre o tema
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGEFL0376 - REABILITAÇÃO DE ÁREAS FLORESTAIS DEGRADADAS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGEFL0376 ) ATIVO 01/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
6858/1 2020.1 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
6599/1 2018.1 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
6700/1 2018.2 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
6688/1 2018.1 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
6866/1 2018.2 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
6866/-2 2017.1 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
6696/1 2016.1 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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