Universidade de Brasília Brasília, 10 de Maio de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS - PPGEFL (11.01.01.11.09)
Código: PPGECL3432
Nome: MUDANÇA GLOBAL E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Efeito estufa, aumento de gases antropogênicas, projeções de clima, projeções de distriuições futuras de ecossistemas, efeito de desmatamento no clima, resposta de ecossistemas aos teores elevados desmatamento no clima, resposta de ecossistemas aos teores elevados de CO2, modelos de circulação geral, feedback entre vegetação e clima, fatores sócio-econômicos, agricultura, política de mudança global, ações corretivas.
Referências: Bibliografia Principal: MERCHANT, C. The Anthropocene and the humanities: From climate change to a new age of sustainability. Yale Universty Press. 232p. 2020. ROOM, F. J. Climate Change: What everyone needs to know. Oxfor University Press. 352p. 2018. Bibliografia complementar: DIRMEYER, P.A. & SHUKLA, J., ALBEDO AS A MODULATOR OF CLIMATE RESPONSE TO TROPICAL DEFORESTATION, J. Geophys. Res. 99.20863-20877, 1994. HAHMANN, A.N. & DICKINSON, R.E., RCCM2-BATS MODEL OVER TROPICAL SOUTH AMERICA: APPLICATIONS TO TROPICAL DEFORESTATION. J. Climate 10:1944-1964, 1997. HOFFMANN, W.A. & JACKSON, R.B., VEGETATION-CLIMATE FEEDBACKS IN THE CONVERSION OF TROPICAL SAVANNA TO GRASSLAND. Journal of Climate 13:1593-1602, 2000. HOFFMANN, W.A., BAZZAZ, F.A., CHATTERTON, N.J., HARRISON, P. & JACKSON, R.B., ELEVATED CO2 ENHANCES RESPROUTING OF A TROPICAL SAVANNA TREE. Oecologia, 123(3) 312-317, 2000. HOUGHTON, J., GLOBAL WARMING: THE COMPLETE BREIFING. Ed. Cambridge Uunivesity Press, 2ª ed, Cambridge, 1997 IPCC, CLIMATE CHANGE 1995: ECONOMIC AND SOCIAL DIMENSIONS OF CLIMATE CHANGE, Ed. Academic Press, San Diego, 1997. KÖRNER, C. & MIGLIETTA, F., LONG TERM EFFECTS OF NATURALLY ELEVATED CO2 ON MEDITERRANEAN GRASSLAND AND FOREST TREES. Oecologia 99:343-351, 1994. LEAN, J. & ROWNTREE, P.R., UNDERSTANDING THE SENSITIVITY OF A GCM SIMULATION OF AMAZONIAN DEFORESTATION TO THE SPECIFICATION OF VEGETATION AND SOIL CHARACTERISTICS, J. Climate 10:1216-1235, 1997 SAGE, R.F., MODIFICATION OF FIRE DISTURBANCE BY ELEVATED CO2. En: Carbon Dioxide, Populations and Communities. pp 231-249, Ed. Academic Press, San Diego, 1996. SCHLESINGER, W.H., BIOGEOCHEMISTRY: AN ANALYSIS OF GLOBAL CHANGE, Ed. Academic Press, 2ª ed., San Diego, 1997.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
6858/1 2020.1 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
6599/1 2018.1 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
6700/1 2018.2 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
6688/1 2018.1 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
6866/1 2018.2 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
6866/-2 2017.1 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
6696/1 2016.1 CIÊNCIAS FLORESTAIS/PPGEFL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2305/1 2019.1 ECOLOGIA/PPG ECL - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2461/1 2017.1 ECOLOGIA/PPG ECL - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app38.sigaa38 v4.9.10.159