Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM - PPGENF (11.01.01.10.07)
Código: PPGENF0010
Nome: SEMINÁRIOS DE PESQUISA EM ENFERMAGEM
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Pesquisas realizadas no Curso de Pós-graduação em Enfermagem da UnB, bem como, a literatura pertinente são compartilhadas na forma de seminários, nos quais se discutem os projetos dos pós-graduandos com foco no aprimoramento metodológico.
Referências: 1. Garaya EG, Delgado-Martos MJ, Canillas del Rey F. Cómo iniciar un proyecto de investigación. Rev Esp Cir Ortop Traumatol. 201357(1):78-82. 2. Hulley S. Et al. Delineando a pesquisa clínica- uma abordagem epidemiológica. 4 ed. Rio de Janeiro: Artmed, 2015. 400 p. 3. Polit DF, Beck CT. Fundamentos da pesquisa em enfermagem: avaliação o de evidências para a prática de enfermagem. 7 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 670 p. 4. Rhodes M. How to undertake a research project and write a scientific paper. Ann R Coll Surg Engl. 2012 Jul94(5):297-9. 5. Stroup DF, Smith CK, Truman BI. Reporting the methods used in public health research and practice. J Public Health Emerg. 2017 Dec1. 6. Schondelmeyer AC, Brower LH, Statile AM, White CM, Brady PW. Writing and Reviewing Quality Improvement Manuscripts, J Pediatric Infect Dis Soc.2017. 7. Creswell, J.W. Educational research: planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. 6th ed. Pearson 2018. 672 pg. 8. Faden RR, Beauchamp TL, Kass NE. Informed consent, comparative effectiveness, and learning health care. N Engl J Med. 2014 Feb 20370(8):766-8. 9. Maxwell, J. A. (2010) Using Numbers in Qualitative Research, Qualitative Inquiry, 2010 16(6): 475-482. 10. Shirley D. Project Management for Healthcare. Boca Raton, FL: CRC Press 2011. 11. Wright S, O'Brien BC, Nimmon L, Law M, Mylopoulos M. Research Design Considerations. J Grad Med Educ. 2016 Feb8(1):97-8. 12. Ryan G, Sfar-Gandoura H. Disseminating research information through Facebook and Twitter (DRIFT): presenting an evidence-based framework. Nurse Researcher. 2018. Doi: 10.7748/nr.2018.e1562.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
7447/1 2016.2 ENFERMAGEM/PPGENF - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7439/1 2018.2 ENFERMAGEM/PPGENF - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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