Universidade de Brasília Brasília, 28 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM - PPGENF (11.01.01.10.07)
Código: PPGENF0013
Nome: ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM ENFERMAGEM 1
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Integração entre a Pós-Graduação e Graduação em Enfermagem, por meio da inserção de alunos de pós-graduação no processo de ensino-aprendizagem da graduação. Desenvolvimento de competências para a docência.
Referências: Bibliografia: 1.Adler, M.J. Como falar, como ouvir. São Paulo: Realização, 2013. 2.Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. 3.Gil, A.C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008. 4.Gil, A.C.. Metodologia do ensino superior. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2005. 5.Libaneo, J. C. Didática, 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2013. 6.Luckesi, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. 7.Morin, E. Almeida, M. C. Carvalho, E. A. (org.) Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002. 8.Morin, E. Os sete saberes necessário à educação do futuro. 11ª ed. São Paulo: Cortez Brasília, DF: UNESCO. 2006. 9.Perrenoud, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. 10.Pinho, L.B. Santos, S.M.A. Estágio de docência em enfermagem psiquiátrica: uma experiência durante a pós-graduação. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS) 2006 jun27(2):176-84. 11.Pozo, J. I. Teorías cognitivas del aprendizaje. 7ª ed. Madrid: Morata, 2002. 12.Reibnitz, K. S. Prado, M. L. Inovação e educação em Enfermagem. Florianópolis: Cidade Futura, 2006. 13.Terra, M. G. Gonçalves L. H. T. Santos, E. K. A. Erdmann, A. L. Sensibilidade nas relações e interações entre ensinar e aprender a ser e fazer enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso). v. 18, p. 203-209, 2010.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
7447/1 2016.2 ENFERMAGEM/PPGENF - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7439/1 2018.2 ENFERMAGEM/PPGENF - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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