Universidade de Brasília Brasília, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR - PGPDE (11.01.01.20.03.02)
Código: PGPDE2060
Nome: CULTURA E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGSOL2987 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Abordagens contemporâneas das relações entre cultura e desenvolvimento. Conceitos, teorias e métodos. As perspectivas sócio-histórica e cultural e a crítica ao transculturalismo. Self, identidade, linguagem e cultura. Análise crítica de estudos contemporâneos.
Referências: Bibliografia Básica:Bakhtin, M. (1993). Para umafilosofia do ato (1919-1921). Tradução: FARACO, CA.Bhabha, H. (2003). O local da cultura. 2. reimp. Belo Horizonte:Editora UFMG.Bruner, J. (1990). Actos de significado: paraumapsicologia cultural. Lisboa: Edições, 70. (cap. 2 e 3)Geertz, C. (2013). Ainterpretação das culturas. LTC.Hall, S., Sovik, L., &Resende, A. L. G. (2003).Da diáspora: identidades e mediaçõesculturais. DF Unesco UFMG Brasília.Harré, R., & Van Langenhove, L. (Eds.). (2003). Positioning theory: Moral contexts of intentional action. Wiley-Blackwell.Hermans, Hubert J. M. (2001) The Dialogical Self: toward a theoryofpersonal e cultural positioning. In: CulturePsychology, 7:243. Sagepub: London. Lotman, Iuri (2003). El Símbolo en el sistema de la cultura. In: Entretextos: Revistaelectrónica de EstudiosSemióticos de la Cultura. No.2, noviembre.Es.Pino, A. (2005). As marcas do humano: àsorigens da constituição cultural da criançanaperspectiva de Lev S. Vigotski. Cortez.Rosa, Alberto. (2000) Entre laexplicaciondel comportamento y elesfuerzo por ele significado: una mirada al desarrollo de las relaciones entre el comportamento individual y la cultura. In: Revista de Historia de la psicologia. V.21,n04. Buenos Aires, Argentina.Valsiner, J., & Rosa, A. (Eds.). (2007). The Cambridge handbook of sociocultural psychology.Cambridge University Press.7- CRONOGRAMA DE ATIVIDADESDatas Atividades12/08(1) Apresentação da disciplina e do cronograma19/08(2) Unidade ITema: O conceito de CulturaTexto: Geertz, C. (2013). Ainterpretação das culturas. LTC. (cap. 2, 4, 7)26/08(3) O conceito de CulturaTextos: 1) Geertz, C. (2013). Ainterpretação das culturas. LTC. (cap. 8 e 9).2) Lotman, Iuri (2003). El Símbolo en el sistema de la cultura. In: Entretextos: Revistaelectrónica de EstudiosSemióticos de la Cultura. No.2, noviembre. Es.02/09(4) Tema: A cultura na fronteiraTexto 1): BHABHA, H. (2003). O local da cultura. 2. reimp. Belo Horizonte:Editora UFMG. (Introdução)2) Hall, S., Sovik, L., &Resende, A. L. G. (2003). Da diáspora: identidades e mediaçõesculturais. DF Unesco UFMG Brasília. (Parte 1, Pensando a diaspora)09/09 (5) Tema: Estética e culturaTexto: Bakhtin, M. (1993). Para umafilosofia do ato (1919-1921). Tradução: FARACO, CA.16/09(6) Tema: Psicologia CulturalTexto: Bruner, J. (1990). Actos de significado: paraumapsicologia cultural. Lisboa: Edições, 70. (cap. 2 e 3)23/09(7) Tema: A marca cultural no humanoTexto: Pino, A. (2005). As marcas do humano: àsorigens da constituição cultural da criançanaperspectiva de Lev S. Vigotski. Cortez. (cap. 1 e 2)30/09 (8) Tema: Psicologia CulturalTexto: Rosa, Alberto. (2000) Entre laexplicaciondel comportamento y elesfuerzo por ele significado: una mirada al desarrollo de las relaciones entre el comportamento individual y la cultura. In: Revista de Historia de la psicologia. V.21,n04. Buenos Aires, Argentina.07 e 14/10 Não Haverá Aula!!!21/10 (09) Tema: Teoria do posicionamentoTexto: Harré, R., & Van Langenhove, L. (Eds.). (2003). Positioning theory: Moral contexts of intentional action. Wiley-Blackwell.(cap. 2, 6 e 12)28/10 (10) Tema: Self dialógico e teoria do posicionamentoTexto: Hermans, Hubert J. M. (2001) The Dialogical Self: toward a theoryofpersonal e cultural positioning. In: CulturePsychology, 7:243. Sagepub: London. 04/11 (11) Não Haverá aula11/11 (12) Não Haverá aula18/11 Evento de Psicologia do Desenvolvimento - Não haverá aulas25/11 (13) Tema: O Simbólico e a vida humana (cap.16)Texto: 1) Wertsch, J. V. (1993). Voices of the mind: a socialcultural approach to mediated action. Harvard University Press. (Prerequisite e cap.6)2) Wertsch, James. Collective Memory. In: Valsiner, J., & Rosa, A. (Eds.). (2007). The Cambridge handbook of sociocultural psychology. Cambridge University Press.02/12 (14) Tema: Ação e semioseTexto: Rosa, Alberto. Acts of Psyche: actuations as Synthesis of semiosis and action. In: Valsiner, J., & Rosa, A. (Eds.). (2007). The Cambridge handbook of sociocult
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGSOL2987 ) ATIVO 01/08/2019
( PPGSOL2987 ) INATIVO 01/08/2019 29/07/2022
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
9083/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9075/1 2017.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7544/1 2015.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9067/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9091/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2844/1 2021.2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2844/-2 2020.0 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2844/-3 2019.2 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2861/-3 2019.2 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS Não 0 Sim
2861/-4 2017.1 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS Não 0 Sim
2861/1 2021.2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2887/1 2014.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Não
2861/-2 2020.1 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app10_Prod.sigaa04 v4.9.10.92