Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM - PPGENF (11.01.01.10.07)
Código: PPGENF0089
Nome: FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA PESQUISA E CUIDADO DA FAMÍLIA
Carga Horária Teórica: 90 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 90 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa:
Referências: 1. GOMES, L. B., BOLZE, S. D. A., BUENO, R. K., & CREPALDI, M. A. (2014). As origens do pensamento sistêmico: das partes para o todo. Pensando Famílias, 18(2), 3-16.2. LOOMAN, W.S. Teaching Systems Thinking for Advanced Family Nursing Practice: A Theory-Based Tool. J Fam Nurs. 2020 Feb26(1):5-14. doi: 10.1177/1074840719891439. Epub 2019 Dec 27.3. MELO, V.A.A. RIBEIRO, M.A. Epistemologias Sistêmicas e Suas Repercussões para a Clínica da Terapia Familiar. Pensando Famílias, 20(2), dez. 2016, (149-161)4. BROEKEMA, S. PAAN, W. ROODBOL, P.F. LUTTIK, M.L.A. Nurses' Application of the Components of Family Nursing Conversations in Home Health Care: A Qualitative Content Analysis. Scand J Caring Sci. 2020 Jun34(2):322-331. doi: 10.1111/scs.12731. Epub 2019 Jun 28.5. CLOYES, K.G. HART, S.E. JONES, A.K. Where Are the Family Caregivers? Finding Family Caregiver-Related Content in Foundational Nursing Documents. J Prof Nurs. 2020 Jan-Jun36(1):76-84. doi: 10.1016/j.profnurs.2019.06.004. Epub 2019 Jun 7.6. GERVAIS, C. VERDON, C. MONTIGNY, F. LEBLANC, L. LALANDE, D. Creating a space to talk about one’s experience of suffering: families’ experience of a family nursing intervention. Scand J Caring Sci 2020 34: 446–455.7. GOMES, L. B., BOLZE, S. D. A., BUENO, R. K., & CREPALDI, M. A. (2014). As origens do pensamento sistêmico: das partes para o todo. Pensando Famílias, 18(2), 3-16.8. LEBOW, J.L. Family in the Age of COVID-19. Fam Proc 59:309–312, 2020.9. LISE, F. DALL’AGNOL, J. SCHWARTZ, E. Uso do modelo de crenças e doenças para a cura pela enfermagem na abordagem com famílias. Rev Par Enferm. 2020 3(1): 1-3.10. LOOMAN, W.S. Teaching Systems Thinking for Advanced Family Nursing Practice: A Theory-Based Tool. J Fam Nurs. 2020 Feb26(1):5-14. doi: 10.1177/1074840719891439. Epub 2019 Dec 27.11. MEIERS,S.J. EGGENBERGER, S.K. KRUMWIEDE, N. Development and Implementation of a Family-Focused Undergraduate Nursing Curriculum: Minnesota State University, Mankato. Journal of Family Nursing. 2018, Vol. 24(3) 307–344.12. MELO, V.A.A. RIBEIRO, M.A. Epistemologias Sistêmicas e Suas Repercussões para a Clínica da Terapia Familiar. Pensando Famílias. 2020 dez 20(2):149-161.13. UNIACKE, S. BROWNE, T.K. SHIELDS, L. How should we understand family-centred care? Journal of Child Health Care 1–10, 2018. doi: 10.1177/136749351775308314. WRIGHT, L.M. LEAHEY, M. Enfermeiras e famílias: um guia para avaliação e intervenção na família. 5 ed. São Paulo: Roca 2012.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
7447/1 2016.2 ENFERMAGEM/PPGENF - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7439/1 2018.2 ENFERMAGEM/PPGENF - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app34.sigaa34 v4.9.10.124