Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS - PPGCM (11.01.01.09.01) |
Código: |
PPGCM3276 |
Nome: |
METODOLOGIA E ÉTICA CIENTÍFICA |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Ementa: A disciplina de metodologia e ética científica do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas visa: fornecer elementos teóricos fundamentais sobre o método científico e suas implicações no desenvolvimento das práticas assistenciais e científicas fornecer as bases e as implicações da ética na pesquisa em seres humanos e animais de experimentação capacitar para a organização dos problemas e das hipóteses centrais, delineamento do estudo, escolha da casuística, análise crítica científica, apresentação lógica dos resultados e elaboração do manuscrito científico.Objetivo Geral: fornecer ao aluno conhecimentos teóricos fundamentais em metodologia e ética científica.Objetivo Específico: fornecer ao aluno as bases fundamentais para elaborar, analisar criticamente, relatar e revisar, de modo sistemático e com rigor metodológico, uma pesquisa clínica.Justificativa: a construção de uma evidência científica demanda profissionalização e sistematização das práticas fundamentais à construção dos estudos científicos que farão os elos da cadeia de conhecimento. A confiabilidade de cada um desses estudos dependerá da lógica criativa, do rigor metodológico, da capacidade interpretativa e de síntese. A exposição do aluno à dialética, à lógica e aos métodos científicos constitui, portanto, o primeiro passo para criação da massa crítica necessária ao desenvolvimento científico da Universidade, da Sociedade e do País |
Referências: |
DUHIGG C. O Poder do Hábito. Editora Objetiva, RJ, 2012, 447 págs.BEAUCHAMP TL, MORTON DB. The upper limits of pain and suffering in animal research. CambQ Healthc Ethics, 24(4): 431-447, 2015.CATTANEO C, MADERNA E, RENDINELLI A, GIBELLI D. Animal experimentation in forensicsciences: How far have we come? Forensic Sci Int, 254:e29-35, 2015.DE A E TRÉZ T. Refining animal experiments: the first Brazilian regulation on animalexperimentation. Altern Lab Anim., 38(3): 239-244, 2010.HOUSE DR, MARETE I, MESLIN EM. To research (or not) that is the question: ethical issues inresearch when medical care is disrupted by political action: a case study from Eldoret,Kenya. J Med Ethics, pii: 2013-101490, 2015.KIDDER RM. Como tomar decisões difíceis ou como escolher na vida entre o certo e o certo.São Paulo, Editora Gente, 2007.PELKOVIC G, CHARLESWORTH JE, et al. Effects of placebos without deception compared withno treatment: protocol for a systematic review and meta-analysis. BMJ Open, 5(11):e009428, 2015. |
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