Universidade de Brasília Brasília, 29 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE3463
Nome: PENSAMENTO PEDAGÓGICO CONTEMPORÂNEO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Análise histórica do pensamento pedagógico brasileiro, contextualizando-o com os fatos políticos, econômicos e culturais de cada época, com ênfase nas propostas educacionais defendidas e implementadas mais recentemente, incluindo o movimento escolanovista, o período de criação do INEP e dos centros regionais de pesquisa educacional, a institucionalização da pós-graduação e da pesquisa nas décadas de 70 e 80, que inauguram novos marcos do pensamento educacional no Brasil. Visões Sociológicas da Educação e suas implicações para a prática educativa. Movimentos Sociais e demandas sociais por educação.
Referências: A Reconstrução Educacional no Brasil - Manifesto dos Pioneiros na Educação Nova. SP: Companhia Editora Nacional, 1932.ALMEIDA, Jane Soares. Mulher e Educação. São Paulo Editora Unesp. 1998.ALVES, Gilberto Luiz. O Seminário de Olinda. In: LOPES, Eliane Marta et al (org.) 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001ALVES, Gilberto Luiz. O pensamento burguês no Seminário de Olinda.: 1800 - 1836.- 2a edição. Campo Grande, MS: Ed. UFMS Campinas,SP: Autores Associados, 2001 ALMEIDA, Jane Soares. Mulher e Educação. São Paulo Editora Unesp. 1998. P.17-85ALMEIDA, Mª Ângela V. História da Educação Brasileira: o problema de sua periodização. RBEP. Brasília n.69. Vol.161. 1988 ALTHUSSER, Louis. Os aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1983.BOURDIEU, Pierre & PASSERON, J. Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1982BOUDELOT, C. H. & ESTABLET, R. La escuela capitalista. México: Siglo XXI, 1975. CAL, Roger. Métodos ativos e recursos audiovisuais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.41, n.104, out/dez 1966CARVALHO, Laerte Ramos. A educação e seus métodos. In: BUARQUE DE HOLANDA, Sérgio. História Geral da Civilização Brasileira. A época colônia. Tomo 1, vol. 2o.: Administração, economia, sociedade. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960CARVALHO, Laerte ramos de. As diretrizes e bases: breve história. In: BARROS, Roque Spencer Maciel (org.) Diretrizes e bases da educação nacional. São Paulo: Livraria Pioneira EditoraCORRÊA, Arlindo. Aplicabilidade de formas de tecnologia educacional no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.56, n.123 jul/set 1971D'ÁVILA, José Luiz Piotto. A crítica da escola capitalista em debate. Petrópolis: Vozes Ijuí: Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação no Noroeste do Estado, 1985.DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. Petrópolis: Vozes, 1996.__________. Educação e sociologia. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1975.FARIA FILHO, Luciano M. (org.) Pesquisa em História da Educação: perspectivas de análise, objetos e fontes. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 1999.FREITAG, Bárbara. Sociedade e consciência. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1984.FRIGOTTO, Gaudêncio. Os delírios da razão: crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In: GENTILI, PABLO. Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo . Petrópolis, Editora vozes. 1999.(77 -108)GENTILI, PABLO. Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo . Petrópolis, Editora vozes. 1999GERMANO, José Wellington. Estado militar e educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Cortez, 1993.GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 1992.HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência enquanto ideologia. In: Os pensadores. São Paulo: Abril, 1984.HANSEN, João Adolfo. Ratio Studiorum e a política católica ibérica no séc. XVII. In: VIDAL, Diana HILSDORF, Maria Lúcia S. (org.) Tópicos em história da educação. SP: EDUSPIBAÑEZ RUIZ, Antonio. As Políticas de Educação Básica na España Democrática - comentários a respeito da educação básica brasileira. Brasília: Embaixada da Espanha, 2007.ILLICH, Ivan. Sociedade sem escola. Petrópolis: Vozes, 1973.JACOBI, Pedro. Movimentos sociais e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1989.KUENZER, Acácia Z MACHADO, Lucília Regina de S. A pedagogia nova, tecnicismo e educação compensatória. São Paulo: Edições Loyola, 1982LAUGLO, Jon. Crítica às prioridades e estratégias do Banco Mundial para a educação. Cadernos de Pesquisa n.100, SP: Fundação Carlos Chagas, Cortez, mar 11997, p 11-36.LOMBARDI, José Claudinei e NASCIMENTO, Maria I. M. Fontes, História e Historiografia da Educação. Campinas. SP- Editora Autores Associados, PUCPR. 2004 Ler. CASTANHO 37-63LOMBARDI, José Claudinei, SAVIANI, Dermeval e NASCIMENTO, Maria I. A escola pública no B
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2895/1 2018.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Não
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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