Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE3464
Nome: METODOLOGIA QUALITATIVA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa:
Referências: BAUER, Martin W Gaskell, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manualprático. Petrópolis, Vozes, 2002BECKER, Howard. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 1997.BOHNSACK, Ralf. Rekonstruktive Sozialforschung. Einführung in qualitative Methoden (6a. ed.).Opladen: Leske + Budrich, 2007.BOHNSACK, Ralf. Qualitative Bild- und Videointerpretation. Verlag Barbara Budrich, UTB,Opladen/Farmington Hills 2008.BOHNSACK, Ralf PFAFF, Nicolle WELLER, Wivian (Orgs.). Qualitative Analysis and DocumentaryMethod in International Educational Research. 1. ed. Opladen: Verlag Barbara Budrich, 2009.BOURDIEU, Pierre (coord.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.Cadernos de Sociologia do PPG em Sociologia da UFRGS: Pesquisa social: empírica: métodos etécnicas [número org. por: Clarissa Eckert Baeta Neves e Maíra Baumgarten Corrêa]. 1998, v. 9.CICOUREL, Aaron. Teoria e método em pesquisa de campo. In: Guimarães, Alba Zaluar (org.):Desvendando máscaras sociais. 3ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990, p. 87-121.7COHEN, Louis & Manion, Lawrence. Métodos de investigación educativa. Madrid: Editorial LaMuralla, 1990.COULON, Alain. Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.COULON, Alain. Etnometodologia e Educação. Petrópolis: Vozes, 1995.DENZIN, Norman K. & LINCOLN, Yvonna S. (org.). Handbook of qualitative research (2a ed).London Thousand Oaks New Delhi: SAGE, 2000.DENZIN, Norman LINCLOLN, Yvonna (orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa. Teorias eabordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006FAIRCLOUGH, Norman: Discurso e mundança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília.2001FLICK, Uwe: Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman. 2004FLICK, Uwe, von Kardorff, Ernst & Steinke, Ines. A companion to qualitative research. LondonThousand Oaks New Delhi: SAGE, 2004.GOFFMAN, Irving Sacks, Harvey Cicourel, Aaron Pollner, Melvin. Sociologías de la situación[edição, tradução e introdução de Félix Diaz]. Madrid: La Piqueta, 2000GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais.Rio de Janeiro São Paulo: Record, 2000.HAGUETTE, Teresa M. F. Metodologias qualitativas na Sociologia. 5ª ed. Petrópolis, Vozes, 1997LANG, Alice B. G. (org.). Desafios da pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: CERU/Humanitas,2001.LANG, Alice B.G. et. al. (org.). Reflexões sobre a pesquisa sociológica. São Paulo:CERU/Humanitas, 1999.MELUCCI, Alberto. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis, Vozes,2005PAIS, José Machado. Vida Cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003SCHRADER, Achim. Métodos de pesquisa social empírica e indicadores sociais [org. por Clarissa E.B. Neves e Emil A. Sobottka]. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.STRAUSS, Anselm CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa. Técnicas e procedimentos para odesenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008.STRAUSS, Anselm. Grundlagen qualitativer Sozialforschung. München: Fink [Orig.: QualitativeAnalysis for Social Scientists], 1994.STRAUSS, Anselm. The discovery of Grounded Theory. Strategies for qualitative Research.Chicago: Aldine, 1969.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app41_Prod.sigaa35 v4.9.10.97