Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - PPGSC (11.01.01.10.14)
Código: PPGPSICC3855
Nome: GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Correntes sócio-filosóficas e sua influência nas ciências da saúde. O trabalho como atividade humana. O processo de produção, as relações sociais de produção e o processo de trabalho. História da organização social dos saberes e da prática em saúde nos diferentes modos de produção. Trabalho Coletivo. Trabalho em saúde. Gerenciamento do trabalho em saúde. Trabalho, profissões de saúde e subjetividade. Educação e formação profissional em saúde: diferentes abordagens. Educação Permanente em Saúde.
Referências: ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 2 ed. São Paulo: Cortez/Unicamp, 1995. ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999. BOTTOMORE, Tom; OUTHWAITE, William (Orgs). Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de janeiro: Zahar, 1996. BRITO, J. C. de. Enfoque de gênero e relação saúde/trabalho no contexto de reestruturação produtiva e precarização do trabalho. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 195-204, jan./marc. 2000. CAMPOS, GW. Subjetividade e administração de pessoal: considerações sobre os modos de gerenciar o trabalho de equipe de saúde. IN: MERHY, E. E.; ONOCKO, R. (orgs.) Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: HUCITEC, 1997. _____. Um método para análise e co-gestão de coletivos. 2 ed. São Paulo: HUCITEC, 2005. CECÍLIO, Luiz Carlos de Oliveira. Inventando a mudança no hospital: o projeto "Em Defesa da Vida" na Santa Casa do Pará. In: CECÍLIO, Luiz Carlos de Oliveira (Org.). Inventando a mudança na saúde. São Paulo: HUCITEC, 1994A. p 187 - 234. _____. Contribuições para uma teoria da mudança no setor público. In: CECÍLIO, Luiz Carlos de Oliveira (org.). Inventando a mudança na saúde. São Paulo: HUCITEC, 1994B. p. 235 - 334. CHANLAT, Jean-François. Por uma antropologia da condição humana nas organizações. In: CHANLAT, Jean-François (Coord). O indivíduo na organização: dimensões Esquecidas. São Paulo: Atlas, v. 1 e 2, 1994. (v.1, p. 22-45) CHANLAT, Jean-François. Modos de gestão, saúde e segurança no trabalho. In: DAVEL, Eduardo & VASCONCELOS, João (Orgs.). “Recursos” humanos e subjetividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 118-127. ENRIQUEZ, E. A organização em análise. Petrópolis: Vozes, 1997. Escola Politécnica De Saúde Joaquim Venâncio. (Org.). Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2006. FIGUEIREDO, Marcelo et al (Orgs.). Labirintos do trabalho. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.(Coleção Espaços do Desenvolvimento). FONSECA, Angélica Ferreira; STAUFFER, Anakeila de Barros (Orgs.). O processo histórico do trabalho em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 4 ed. Rio de Janeiro: Graal,1984. _____. O nascimento da clínica. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1980. FRANZOI, Naira Lisboa. Profissão. In: Escola Politécnica De Saúde Joaquim Venâncio. (Org.). Dicionário da educação profissional em saúde. 1 ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2006. p. 207-212. JEAN, Rémy. Alain Wisner e as tarefas do presente: sobre o agir ergológico. Provence: Departamento de Ergologia da Universidade de Provença, 2001. MERHY, E. E.; ONOCKO, R. (Orgs.) Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: HUCITEC, 1997. (especialmente capítulos 2 e 3) ou MERHY, E. E.; ONOCKO, R. (orgs.) Praxis en salud:um desafio para lo público. Buenos Aires / São: Lugar Editorial / HUCITEC, 1997. MERHY, Emerson Elias et al (Orgs). O trabalho em saúde: olhando e experenciando o SUS no cotidiano. 2 ed. São Paulo: HUCITEC, 2004. RIBEIRO, Edilza Maria; PIRES, Denise Elvira; BLANK, Vera Lúcia Guimarães. A temática do processo de trabalho em saúde como instrumental para análise do trabalho no programa de saúde da família. In: FONSECA, Angélica Ferreira; STAUFFER, Anakeila de Barros (Orgs.). O processo histórico do trabalho em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007. p. 97-115. RIBEIRO, José M.; SCHARAIBER, Lilia B. A autonomia e o trabalho em medicina. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v.10, n.2, p.190-199, jun 1994. SALERNO, Mario Sérgio. Da rotinização à flexibilização: nsaio sobre o pensamento crítico brasileiro de organização do trabalho. Gestão & Produção. São Carlos, v. 11, n. 1, p. 21-32, jan./apr. 2004. SCWARTZ, Yves. Trabalho e valor. Tempo Social. Revista de Sociologia da USP, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 147-158, out. 1996. NOUROUDINE, Abdallah. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SILVA, M. Cecília Pérez Souza e; FAÏTA, Daniel (Orgs). Linguagem e Trabalho. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-30. VANDERLEI, Maria Ieda Gomes; ALMEIDA, Maria Cecília Puntel. A concepção e prática dos gestores e gerentes da estratégia de saúde da família. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 443-453, mar./abr. 2007.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
230/1 2019.1 SAÚDE COLETIVA/PPGSCP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
124/2 2024.2 SAÚDE COLETIVA/PPGSC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
604/2 2024.2 SAÚDE COLETIVA/PPGSC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2895/1 2018.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Não
604/1 2013.2 SAÚDE COLETIVA/PPGSC - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
124/1 2016.2 SAÚDE COLETIVA/PPGSC - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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