Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PROFISSIONAL) (11.01.48.01)
Código: PPGEP3509
Nome: LABORATÓRIO E PRÁTICAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A disciplina aborda as relações e aproximações entre as principais epistemologias do campo aplicado das pesquisas na área deeducação. O objetivo central é: fomentar as discussões em torno da pesquisa acadêmica e alinhar os objetos de estudo com astemáticas de cada pesquisadora/o.
Referências: ABRAHÃO, M.H.M.B. (Org.). A Aventura (Auto) Biográfica – Teoria & Empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de Caso em Pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.2ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.BARBIER, René. Pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.BELLO, Angela Ales. Introdução à fenomenologia. Bauru: Edusc, 2006. (Filosofia e política).BORON, Atílio A. AMADEO, Javier GONZÁLEZ, Sabrina (Orgs.). A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. BuenosAires: CLACSO Expressão Popular, 2006.BUENO, Belmira Oliveira SOUSA, Cynthia Pereira de CATANI, Denice Barbara e CHAMLIAN, Helena Coharik. Histórias devida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2,p. 385- 410, 2006.CHIZZOTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Vozes, 2006.CUNHA, Célio da SOUSA, José Vieira de SILVA, Maria Abadia da. (Orgs.). O método dialético na pesquisa em educação.Campinas, SP: Autores Associados/Brasília. DF: Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, UnB, 2014.CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação e Contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômenoeducativo. São Paulo: Cortez, 1989.DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.FAZENDA, Ivani (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2010.FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Revista Educação & Sociedade, anoXXIII, nº 79, Agosto/2002, p. 257-272, 2002.FREITAG, Barbara PINHEIRO, Maria Francisco (Orgs.). Marx morreu: Viva Marx!. Campinas: Papirus, 1993.FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Liber livro Editora, 2008.GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2. ed. Chapecó/SC: Argos, 2012.GATTI, Bernadete Angelina. Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. São Paulo: Liber, Livro. 2008.GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro 2005.GATTI, Bernardete A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos depesquisa, n. 113, p. 65-81, julho, 2001.GÚNTHER, Hartmut. Como elaborar um questionário. (Série: Planejamento da Pesquisa nas Ciências Sociais, n. 01). Brasília,DF: UnB, Laboratório de Psicologia Ambiental, 2003.HUSSERL, Edmund. Investigações lógicas: elementos de uma elucidação fenomenológica do conhecimento. São Paulo: NovaCultural, 1996. (Os pensadores).KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.LOMBARDI, J. C. (Org.). Pesquisa em Educação. História Filosofia e Temas Transversais. 2ªed. Campinas – SP: AutoresAssociados. Histedbr Caçador, SC: UnC, 2000.3LUDKE, Menga e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2011.LYOTARD, J. F. A condição pós-moderna. Tradução de Ricardo Corrêa Barbosa. São Paulo: Loyola, 2006.MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Os pensadores).MINAYO, C. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 2008.MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.MOREIRA, D. A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.PFAFF, N. WELLER, W. Metodologia da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010.PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cad. Pesqui. [online]n.114, pp.179-195, 2001.RENAULT, Emmanuel. Vocabulário de Karl Marx. Trad. de Claudia Berliner. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
1597/2 2024.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1724/2 2024.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
78/1 2018.2 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
353/1 2018.2 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
353/-2 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1597/1 2020.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1724/1 2020.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app13_Prod.sigaa07 v4.9.10.97