Ementa: |
A disciplina pretende oferecer uma discussão sobre a natureza das relações entre conhecimento, poder, autoridade, reconhecimento e verdade. A disciplina pode focar tanto em temas específicos como as relações entre verdade e vontade de verdade ou as relações entre o conhecimento social e a engenharia social ou apresentar o tema de uma maneira mais abstrata tentando relacionar temas epistemológicos como justificação, reconhecimento, coerência ou legitimidade com termos políticos como interesse, liberdade, responsabilidade ou acordo. Em qualquer caso, a disciplina será um espaço de conexão entre temas epistemológicos e temas políticos. |
Referências: |
Bibliografia Básica:DUNCAN, Jane, 2001, Worlds of Knowing – Global Feminist Epistemologies, New York, Routledge.FOUCAULT, Michel, 1969, L'archéologie du Savoir. Paris, Gallimard,. HABERMAS, Jürgen, 1968, Erkenntniss Und Interesse, Frankfurt, Suhrkamp.HONETH, Axel, 1992, Kamp Um Anerkennung, Frankfurt, Suhrkamp.LONGINO, Helen, 2002, The Fate of Knowledge, Princeton, Princeton UP.LATOUR, Bruno, 1999, Pandora’s Hope, Cambridge, Harvard UP.RANCIÈRE, Jacques, 1995, Le mésentente, Paris, Galilée. |