Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS - PPGEFL (11.01.01.11.09) |
Código: |
PPGEFL3554 |
Nome: |
GEOPROCESSAMENTO APLICADO À CIÊNCIA FLORESTAL |
Carga Horária Teórica: |
30 h. |
Carga Horária Prática: |
30 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Introdução a SIG e GPS, Geoprocessamento, sensoriamento remoto, estrutura de SIG e sistemas de coordenadas, conceitos de dados vetoriais e matriciais, informações espaciais e não espaciais, estrutura e desenvolvimento de mapas, operações básicas em SIG, visualização e pesquisa avançada de dados em SIG, modelagem espacial e visualização e apresentação de dados florestais, interpolação de dados espaciais, avaliação das limitações de SIG, aplicação de GPS na coleta, armazenamento e análise de dados florestais, importação e exportação de dados de GPS para SIG, aplicações, análises e usos de SIG e GPS para subsídios na área florestal. Objetivo: Desenvolver capacidade acadêmica dos alunos na aplicação de dados de sensoriamento remoto, sistema geográfico de informação (SIG) e sistema de posicionamento global (GPS) na solução de problemas de pesquisas na Ciência Florestal e em subsídio ao manejo e planejamento de recursos florestais e outros relacionados. Conteúdo Programático 1. Introdução da disciplina Apresentação do programa da disciplina e introdução ao curso introdução ao curso 2. Conceitos e fundamentos teóricos - Em Sistema de Informação Geográfica - Em Geoprocessamento - Em processamento de dados na Plataforma Google Earth Engine - Em Cartografia? Em dados geográficos e metadados - Em sensoriamento Remoto. 3. Teoria e prática em Sistema de Informação Geográfica - Identificação de fontes e busca de dados georreferenciados - Entrada e Edição de dados em SIG - Operações de Análise de Dados - Manipulação e Modelagem de dados espaciais e atributos - Fundamentos, conceitos e preparação de mapas 4. Sistema de Posicionamento Global - Fundamentos teóricos ? Transferência de dados de GPS - Coleta e manipulação de dados obtidos com GPS 5. Aplicações de Geotecnologia nas Ciências Florestais - Modelos de Elevação Digital aplicado a estudos florestais - Aplicação do Sistema de Informação Geográfico a estudos florestais - Interpolação de dados florestais - Análise de dados espaciais aplicados a estudos florestais - Modelagem de dados florestais. 6. Preparação e apresentação de um projeto da disciplina (revisão do conteúdo teórico-prático) ESTRATÉGIAS DE ENSINO 4.1. Descrição das estratégias Estratégias de ensino: As estratégias de ensino incluem apresentações em todas as aulas utilizando recursos visuais e audiovisuais sobre o conteúdo da ementa da disciplina. As aulas teóricas serão acompanhadas de discussão em sala de aula e leituras de textos disponibilizados online na plataforma moodle da Universidade de Brasília. Além disso, as aulas teóricas serão complementadas com exercícios práticas em computador, buscando consolidar o aprendizado teórico. Está previsto a preparação de um trabalho final de pesquisa relacionado ao conteúdo da disciplina, com a preparação e apresentação de um manuscrito por aluno em formato de artigo científico. A plataforma Moodle será utilizada como apoio complementar ao aprendizado da disciplina, incluindo vídeos, leituras de websites, artigos e questionários online. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 6.1. Descrição dos critérios A avaliação dos alunos será composta pelos itens abaixo: 01 Prova Escrita (30%) 12 Exercícios práticos (40%) 01 Projeto Final (20%) Participação em sala de aula (10%) |
Referências: |
Bibliografia principal: Meneses, P.R. e Almeida, T. (2012). Introdução ao Processamento de Imagens de Sensoriamento Remoto. Universidade de Brasília. CNPq. Disponível no sítio da internet: http://www.cnpq.br/web/guest/livro-eletronico. Silva. A. B. (2019). Análise Quantitativa Espacial: Conceitos e fundamentos. Editora Appris. 325p. Zanotta, D.C., Ferreira, M.P. e Zortea, M. (2019). Processamento de Imagens de Satélite. Editora Oficina de Textos. 320p. Bibliografia complementar: Batista, G. e Dias, N. (2005). Introdução ao sensoriamento remoto e processamento de imagens. Apostila para o curso de sensoriamento remoto no XII Simpósio de Sensoriamento Remoto. Goiânia – GO. Blaschke, T. Hermann, K. (2007). Sensoriamento Remoto e SIG Avançados. 2ª Edição. Figueiredo, D. (2005). Conceitos básicos de sensoriamento remoto (apostila). Disponível em http://www.conab.gov.br/conabweb/download/SIGABRASIL/manuais/conceitos_sm.pdf. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2001). Introdução ao processamento digital de imagens. Manuais técnicos em Geociências, número 9. Rio de Janeiro, RJ. http://biblioteca.ibge.gov.br/. Lillesand, T., Kiefer, R. e Chipman, J. (2007). Remote Sensing and Image Interpretation. John Wiley & Sons, Inc. NY. 978-0-470-05245-7. Novo, E.M.L.M. (2012). Sensoriamento Remoto, Princípios e Aplicações. 4ª Edição. Mather, P.M. (1999). Computer processing of remotely-sensed images. Wiley, N. NY. 352p. Rencz, A. N. (1999). Remote Sensing of the Earth Sciences. Manual of Remote Sensing. American Society for Photogrammetry and Remote Sensing. Slaughter, Jimmy. (2014). The Sentinel Satellites and Copernicus Contributing Missions. Space for Smarter Government Programme. Inglaterra. 13p. http://www.spaceforsmartergovernment.uk/ Wang, Y. (2012). Remote Sensing of Protected Lands. CRC Press. Taylor & Francis Group. New York. 582p. Andersen, H.-E. Reutebuch, S. E. McGauchey, R. J. Oliveira, M. V. N. Keller, M. (2014). Monitoring selective logging in western Amazonia with repeat lidar flights. Remote Sensing of Environment, v. 151, p. 157-165. |
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