Universidade de Brasília Brasília, 05 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE GEOGRAFIA EM REDE (PROFISSIONAL) (11.01.01.18.08)
Código: PROFGEO3576
Nome: ELABORAÇÃO DE TRABALHO FINAL 2
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Implantação e execução do trabalho elaborado no ETF1. O trabalho de conclusão do PROFGEO poderá ser apresentado em diferentes formatos, tais como dissertação, revisão sistemática e aprofundada da literatura, publicações tecnológicas; mapas, maquetes, desenvolvimento de aplicativos e softwares, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas voltados ao ensino da geografia; produção de programas de mídia, editoria, relatórios finais de pesquisa, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, sem prejuízo de outros formatos, de acordo com temas específicos aplicados ou aplicáveis ao ensino de Geografia, pertinentes ao currículo da Educação Básica e seu impacto na prática pedagógica. Independente do formato apresentado, é obrigatório que o trabalho de conclusão do PROFGEO tenha um texto formalmente escrito, de caráter teóricometodológico.
Referências: ANDRADE, M. M. de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2002. BREITBACH, Áurea Corrêa de Miranda. Estudo sobre o conceito de região. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 1988. CORRÊA, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. CASTRO, Iná Elias de, GOMES, Paulo César da Costa, CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995 ECO, Umberto. As formas do conteúdo. São Paulo: Perspectiva, 1974. . Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1989. EZPELETA, J: ROCKWELL, E. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez, 1986. GALLIANO, A. Guilherme. O Método Científico. Teoria e Prática, São Paulo: Atlas, 1985. LAKATOS, Eva Maria: MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2000. MÁTTAR NETO, João Augusto. Metodologia científica na era da Informática. São Paulo: Saraiva, 2002. MOREIRA, Ruy. Para onde vai o Pensamento Geográfico. São Paulo: Contexto, 2007. MORIN, Edgard. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1972.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2011/1 2022.1 ENSINO DE GEOGRAFIA EM REDE/PROFGEO - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app37.sigaa37 v4.9.10.122