Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PROFISSIONAL) (11.01.48.01)
Código: PPGEP3586
Nome: DIDÁTICA E ACONTECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DA DESCONSTRUÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: A disciplina aborda a didática como teoria de ensino aberta a possibilidades de desconstrução conceitual, especialmente de dualismos, dogmas e rigores estruturais da linguagem educacional. Aborda a arte e a poética do trabalho docente, a partir de noções derridianas que se põem a provocar o pensamento inusitado e as práticas críticas e criativasde ensino e aprendizagem.
Referências: AQUINO, Julio Groppa CORAZZA, Sandra Mara ADO, Máximo Daniel Lamela. Por alguma poética na docência: a didática como criação. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 34,e169875, 2018 . https://doi.org/10.1590/0102-4698169875.BIATO, Emília Carvalho Leitão LEITÃO, Cláudio Correia. Suplementos de escrituras: deerrâncias e destinos. Revista Polis e Psique 2017 7(1): 149-166.CORAZZA, S.M. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS, 2013.CORAZZA, S.M. Didática da tradução, transcriação do currículo. Pro-Posições v. 26, n. 1(76) P. 105-122, jan./abr. 2015.CORAZZA, Sandra Mara. A- traduzir o arquivo da docência em aula: sonho didático e poesia curricular. Educação em revista, Belo Horizonte , v. 35, e217851, 2019. https://doi.org/10.1590/0102-4698217851.COSTA, Luciano Bedin. O destino não pode esperar ou o que dizer de uma vida. In: FONSECA, Tânia Mara Galli COSTA, Luciano Bedin (orgs.). Vidas do fora. Habitantes do silêncio. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2010b, p. 47-68.DERRIDA, Jacques. Torres de Babel. Tradução de Junia Barreto. Belo Horizonte: EditoraUFMG, 2002.DERRIDA, Jacques. Da hospitalidade. São Paulo: Escuta, 2003.DERRIDA, Jacques. Uma certa possibilidade impossível de dizer o acontecimento. Revista Cerrados, 21(33). 2012. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/26148.LIBANEO, J.C. Didática. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2013.MARTON, S. Dicionário Nietzsche. São Paulo: Loyola, 2016.NEHAMAS, Alexander. Nietzsche. Life as literature. Cambridge, Massachussets andLondon: Harvard University Press, 1985.NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Tradução,notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.NIETZSCHE, F.W. Escritos sobre educação. Tradução, apresentação e notas de NoéliCorreia de Melo Sobrinho, 6ªed. - Rio de Janeiro : PUC-Rio São Paulo : Ed. Loyola, 2012.SANTIAGO, Silviano. Glossário de Derrida. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1976.WORTHAM, Simon Morgan. The Derrida Dictionary. London: Continuum International Publishing Group, 2010.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
1597/2 2024.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1724/2 2024.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1597/1 2020.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
1724/1 2020.1 EDUCAÇÃO/PPGEP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app35.sigaa35 v4.9.10.124