Referências: |
ACIZELO, Roberto (Org.). Uma ideia moderna de literatura: textos seminais para os estudos literários (1688 - 1922). Chapecó: Argos, 2011. GADAMER, H. (2010) Hermenêutica da Obra de Arte. São Paulo, WMF Martins Fontes. GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos sentidos. Tradução de Lawrence Flores Pereira, São Paulo: Editora 34, 1998. HEGEL. Estética: poesia. Tradução de Álvaro Ribeiro. Lisboa: Guimarães Editores, 1980. HEIDEGGER, M. (2010) A Origem da Obra de Arte. Lisboa, Edições 70. SCHOPENHAUER, A. (2001). Metafísica do Belo. Marília : Unesp. BOHRER, Karl Heinz, (2000). Le Présent absolu: du temps et du mal comme catégories esthétiques. Paris, (Maison des Sciences de l'Homme). BOHRER, Karl Heinz, (1998). Die Grenzen des Ästhetischen. München (Carl Hanser). GUMBRECHT, Hans Ulrich (2004). The Production of Presence: What Meaning Cannot Convey?(Stanford University Press, 2004) [Versão em português: Produção de presença. Contraponto Editoral]. LUHMANN, Niklas, (2005). El arte de la sociedad, México, (Editorial Herder-Universidad, Iberoamericana). [Versão em inglês: (2000). Art as a Social System. Stanford University Press]. |