Universidade de Brasília Brasília, 03 de Junho de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFBIO ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFISSIONAL) (11.01.01.12.13)
Código: PROFBIO3635
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga Horária Teórica: 0 h.
Carga Horária Prática: 30 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Ciência e produção de conhecimento em educação. Método científico. Etapas metodológicas e técnicas de pesquisa. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa e seus respectivos métodos e procedimentos de coleta e análise de dados. Estruturação de projetos e elaboração de relatórios de pesquisa. A ética na pesquisa em educação.
Referências: ALBERTS, Bruce & Alexander Kamb. Publishing confirming and nonconfirming data.F1000Research5:135 04 Feb 2016 (doi: 10.12688/f1000research.7847.1) ALBERTS, Bruce. Redefining Science Education. Science v. 323, Jan. 2009, p. 437. ALBERTS, Bruce. An Education that inspires. Science v. 330, Out. 2010, p. 427. ALVES, Rubem. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. São Paulo: Loyola, 987. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 21 ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. EITERER, Carmem Lúcia MEDEIROS, Zulmira. Metodologia de Pesquisa em Educação. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. 48p. DE MEIS, Leopoldo. Ciência, Educação e o conflito humano-tecnológico. 2 ed. São Paulo: Editora SENAC, 2002 FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. (1ª edição em inglês: 1998). FRAZZON, Lúcia M. O compromisso da universidade com a formação continuada do professor. Roteiro. Joaçaba. v. XXVI, n. 46, p. 81-91, Jul/ Dez, 2001. SOARES, Adriana Gonçalves COUTINHO, Francisco Ângelo. Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Vol.9 No 2, 2009 VON ZANTEN, Agnes. Pesquisa qualitativa em educação: pertinência, validez e generalização. Florianópolis, Perspectiva, v. 22, n. 01, p. 25-45, jan./jun. 2004.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
906/1 2020.1 ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL/PROFBIO - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app10.sigaa10 v4.9.10.160