Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA - PPGODT (11.01.01.10.13)
Código: PPGODT3645
Nome: METODOLOGIA DE ENSINO APLICADA À ÁREA DE SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Funções sociais da educação superior. Importância da necessidade da formação pedagógica do professor universitário. Dimensões do processo didático na área de saúde e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A organização e o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem: os planos de aula e os programas de aprendizagem. Os objetivos do ensino, os conteúdos programáticos, as estratégias de ensino aprendizagem.As interações em sala de aula: os papeis dos professores e dos alunos.
Referências: 1. Bordenave, J.D .P. Pereira. A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Rio de Janeiro. Vozes, 2000. 21ª ed. Ano 2000.2. Moretto. V.P. Construtivismo - a produção do conhecimento em aula. Rio de Janeiro, DPDA 3ª ed., 2003.3. Abreu , MCT & Masetto, MT. O professor universitário em sala de aula prática e princípios teóricos .Cortez. 1980.São Paulo, 1980.4. VIEGAS, W. Fundamentos de metodologia científica. Bra síl ia :1ª ed. Universidade de Brasília, 1999.5. RUIZ. João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas 5ª ed, 2002.6. Coll, C., Martin et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo, Ática -221p, 1999.7. Tardif, M., Lessard, C. O trabalho docente-elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro-Vozes,2005.8. MARCONI, MA LAKATOS, EM. Metodologia Científica. Atlas. 4ª ed. São Paulo, 2004.9. SOARES, E. Metodologia científica: lógica. epistemologia e normas. Atlas. 1ª ed. São Paulo, 2003.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
914/1 2019.2 ODONTOLOGIA/PPGODT - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim
922/1 2017.2 ODONTOLOGIA/PPGODT - Doutorado - Presencial Sim 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app35.sigaa35 v4.9.10.124