Universidade de Brasília Brasília, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA - PPGL (11.01.01.19.02.01)
Código: PPGL3667
Nome: METODOLOGIA DE PESQUISA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Paradigmas epistemológicos de pesquisa. Procedimentos metodológicos e técnicas de investigação. Pesquisa de campo. Interpretação e análise de dados. Questões éticas e relatório de pesquisa. Elaboração de projeto e artigo científico.
Referências: ATKINSON, P. A. Handbook of Ethnography. London: SAGE Publications, 2007.BAUER, M.W. & AARTS, B. Construindo um corpus de pesquisa In: Bauer, M.W & Gaskell, G. (eds.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Trad. de Pedrinho A. Guareschi. Petropólis, RJ: Vozes, 2002.BERLIN, B, E T. KAUFMAN (s. d.). Projeto de Documentação das Línguas Indígenas da América do Sul. Introdução ao questionário gramatical. Questionário lexical. Berkeley: University of California, Department of Anthropology. BOWERN, C. Linguistic fieldwork: A practical guide. New York: Palgrave Macmillan, 2008.BORGES, NETO, J. (2004). O empreendimento gerativo. In Introdução à Línguística. Fundamentos Epistemológicos. São Paulo: Cortez, pp. 93-129.CHOMSKY, N. (1998) Linguagem e mente. Editora da UnB, Brasília.DASCAL, M. (org.) As convulsões metodológicas da linguística contemporânea. In: Dascal, M. (org.) 1978, v. pp. 15-41, 1978. DENZIN, N. K.& LINCOLN, Y. S. Trad. Sandra Regina Netz. Planejamento da Pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002, 17ª edição.FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artemed, 2009.FREIRE-MAIA, N. (1990) A ciência por dentro. Rio de Janeiro, Vozes, 5ª edição. Capítulos 1, 4, 6.JOHNSTONE, B. Some Legal and ethical issues. In: Qualitative Methods in Sociolinguistics. New York: Oxford University Press, 2000.KIBRIK, A. E. The methodology of field investigations in linguistics. The Hague: Mouton, 1977.KUHN, T. (1975) A estrutura das revoluções científicas. São Paulo. Perspectivas.LADEFOGED, P. Phonetic data analysis: an introduction to fieldwork and instrumental techniques. Malden, MA: Blackwell. (2003).LAKATOS, I. & A. MUSGRAVE (1979) A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo, Cultrix._____ (1970) Falsification and the methodology of scientific research programmes. In Lakatos, I The methodology of scientific research programmes. (Philosofical papers I). Cambridge: CUP, 1978, pp. 8-101. LEITE, Y. A pesquisa com línguas indígenas brasileiras: um debate. Revista do Instituto de Língua Portuguesa, n. 10, 2 sem. de 1995, Rio de Janeiro (53-59).POPPER, K. (1982) Conjecturas e refutações. Editora da UnB, Brasília.SILVERMAN, D. Escrevendo seu relatório Ética na pesquisa In: Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Trad. Magda França Lopes. Porto Alegre: Artmed, 2009.VAN DIJK, T. Critical Discourse Analysis. In: Schiffrin, D. et alii. The Handbook of Discourse Analysis.Oxford, UK. Blackwell Publishing, 2003.VOLPATO, Gilson. Ciência: da filosofia à publicação. Botucatu: Cultura Acadêmica Editora. 6ª ed. 2013
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
4600/1 2019.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim
4561/1 2018.1 LINGUÍSTICA/PPGL - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim

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