Universidade de Brasília Brasília, 28 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (PROFISSIONAL) (11.01.29.01)
Código: PPGP0021
Nome: TERRITÓRIO E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: O conceito de território. A evolução do conceito de território nas ciências sociais. O território como espaço de convergência e campo de forças sociais de desenvolvimento. As distintas escalas do território. Território e Territorialidade. Cultura e Identidade Territorial. Concepções de Desenvolvimento. O debate contemporâneo sobre o desenvolvimento. Desenvolvimento como discurso político-normativo. Desenvolvimento territorial: políticas públicas e processos.
Referências: ARAUJO, T. B., Ensaios sobre o desenvolvimento brasileiro – heranças e urgências, Rio de Janeiro: Revan/FASE, 2000.ALVA, E. N. Metrópoles (In)sustentáveis, Rio de janeiro: Relume Dumará, 1997.COSTA, Wanderley M. O Estado e as Políticas Territoriais no Brasil. São Paulo: Ed. Contexto, 1997.FALUDI, A. A Reader in Planning Theory, Oxford: Pergamon Press, 1973.HEALEY, P.,KHAKEE,A., MOTTE,A. e NEEDHAM, B. Making Strategic Spatial Planning – innovations in Europe, Londres: UCL Press.HAESBAERT, Rogério. Concepções de território para entender a desterritorialização. In: Território, Territórios. Niterói: Programa dePós-Graduação em Geografia – UFF/AGB, 2002.__________. O Mito da Desterritorialização: Do “Fim dos Territórios” à Multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo: colônia. São Paulo: Brasiliense, 1997 (23ª edição).RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.SANTOS, Walter. Democracia: o Governo de Muitos. São Paulo: Ed. Scipione, 1996.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
655/-2 2019.1 GESTÃO PÚBLICA/PPGP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
655/1 2022.1 GESTÃO PÚBLICA/PPGP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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