Universidade de Brasília Brasília, 02 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA (PROFISSIONAL) (11.01.29.01)
Código: PPGP0023
Nome: GESTÃO DA QUALIDADE NO SETOR PÚBLICO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Conceitos de Qualidade e Produtividade. Qualidade em Serviços. Evolução da Gestão da Qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade no serviço público. Métodos e Ferramentas aplicadas na gestão de serviços públicos.
Referências: BOUCKAERT, Geert e HALLIGAN, John. Managing Performance: International Comparisons. Routledge. 2008.BOYNE, George et al. Public Service Performance: Perspectives on Measurementand Management. Cambridge UniversityPress. 2006.CARR, David K. Excelência nos serviços públicos: gestão de qualidade total na década de 90.Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.CORRÊA, Henrique L. CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e operações manufaturada e serviços: uma abordagem estratégica. 2.ed.São Paulo: Atlas, 2007, 690 p.CORREA, H. L. CAON, M. Gestão de serviços. São Paulo, Atlas, 2002.SHIBA, S. et al. TQM: quatro revoluções na Gestão da Qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.GOTTFREDSON, Mark SCHAUBERT, Steve. Administração de Alto Impacto: como os melhores gestores alcançam resultados extraordinários.Campus – Elsevier. 2008.LOVELOCK, C. WRIGHT, L. Serviços: Karketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2003.LIMA, Paulo Daniel Barreto. A Excelência em gestão pública: a trajetória e a estratégia da gespública. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.MARTINS, Humberto MARINI, Caio. Guia de Governança para Resultados. Ed. Publix, 2010.POLLITT, Christopher. HARRISON, Stephen (eds). Handbook of Public Services Management. Oxford: Blackwell Publishers , 1992.POLLITT, Christopher BOUCKAERT, Gert LOFFLER, Elke. Making Quality Sustainable: Co-Design, Co-Decide, Co-Produce, Co-evaluate.Conclusions of the 4QC Quality conference for Public Administrations in the EU, Finnish Ministry of Finance, Helsink, 2006.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
655/-2 2019.1 GESTÃO PÚBLICA/PPGP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
655/1 2022.1 GESTÃO PÚBLICA/PPGP - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app30_Prod.sigaa24 v4.9.10.97