Referências: |
ALVES, Francisco Cordeiro. Diário - um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores e estudo dos seus dilemas. http://www.ipv.pt/millenium/Millenium29/30.pdf. Acesso em 09/07/07.BONALS, J. O trabalho em pequenos grupos na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2003.BOURDIEU, P. e CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In NOGUEIRA, Maria Alice e CATANI, Afrânio (orgs.) Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. DALBEN, A. I. L. de F. Conselhos de classe e avaliação. Campinas, SP: Papirus, 2004.ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação e heterogeneidade: um diálogo possível? Texto apresentado durante reunião da ANPED.______. Diferença e desigualdade: desafios à avaliação comprometida com a aprendizagem. Texto apresentado durante o XIII ENDIPE, 2006.FERNANDES, Cláudia de Oliveira. A escolaridade em ciclos: práticas que conformam a escola dentro de uma nova lógica - a transição para a escola do século XXI. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2003.FONSECA, Edilberto Moura da. Barreiras à inovação educacional: as dificuldades em utilizar a auto-avaliação como expressão de inovação. FE/UnB, dissertação de mestrado, 2007.FRANCO, Creso (org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.FREITAS. H. C. L. de. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. Campinas, SP: Papirus, 1996.FREITAS, L. C. de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.______. A internalização da exclusão. Educação e sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, set./2002, p. 301-327.______. Ciclos, seriação e avaliação. São Paulo: Moderna, 2003.HADJI, C. Avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Porto Editora, 1994.KRUG, Andréa Rosana Fetzner (org.). Ciclos em revista: a construção de uma outra escola possível. Rio de Janeiro: Wak, 2007.LUIS, Suzana Maria Barrios. Escrevendo a avaliação: a escrita de diários como exercício reflexivo. FAE/UFMG, tese de doutorado, 2007.MAINARDES, Jefferson. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007.PERRENOUD, Ph. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto editora, 1995.PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. S. Paulo: Editora Expressão Popular Ltda, 2000.RIOS, Terezinha Azeredo. A dimensão ética da avaliação. Pro-posições, v. 9, n. 27, nov. 1998, p. 94-101.SACRISTAN, Gimeno José. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Porto Alegre: ArtMed, 2007.______. O aluno como invenção. Porto Alegre: ArtMed, 2005.SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. SP: Cortez, 1991.VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas(org.) Avaliação: políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2002.______. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.______. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas críticas, UnB/FE, v.12, n. 22, p. 75-90, jan./jun. 2006. ZABALZA, Miguel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: ArtMed, 2004. |