Universidade de Brasília Brasília, 27 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE3823
Nome: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGSA0322 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Natureza e especificidade do trabalho pedagógico em diferentes níveis e contextos de formação. Relações entre o trabalho pedagógico de instituições educacionais/cursos/disciplinas/atividades e a forma como a sociedade organiza o trabalho, de modo geral. O trabalho como princípio educativo. Categorias da organização do trabalho pedagógico. A centralidade da avaliação na organização do trabalho pedagógico. Modalidades e procedimentos de avaliação. A organização do trabalho pedagógico em séries e em ciclos, na educação básica. A organização do trabalho pedagógico na educação superior. O trabalho com projetos. Repercussão das políticas públicas de educação na organização do trabalho pedagógico e na formação de profissionais da educação.
Referências: ALVES, Francisco Cordeiro. Diário - um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores e estudo dos seus dilemas. http://www.ipv.pt/millenium/Millenium29/30.pdf. Acesso em 09/07/07.BONALS, J. O trabalho em pequenos grupos na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2003.BOURDIEU, P. e CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In NOGUEIRA, Maria Alice e CATANI, Afrânio (orgs.) Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998. DALBEN, A. I. L. de F. Conselhos de classe e avaliação. Campinas, SP: Papirus, 2004.ESTEBAN, Maria Teresa. Avaliação e heterogeneidade: um diálogo possível? Texto apresentado durante reunião da ANPED.______. Diferença e desigualdade: desafios à avaliação comprometida com a aprendizagem. Texto apresentado durante o XIII ENDIPE, 2006.FERNANDES, Cláudia de Oliveira. A escolaridade em ciclos: práticas que conformam a escola dentro de uma nova lógica - a transição para a escola do século XXI. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2003.FONSECA, Edilberto Moura da. Barreiras à inovação educacional: as dificuldades em utilizar a auto-avaliação como expressão de inovação. FE/UnB, dissertação de mestrado, 2007.FRANCO, Creso (org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.FREITAS. H. C. L. de. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. Campinas, SP: Papirus, 1996.FREITAS, L. C. de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.______. A internalização da exclusão. Educação e sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, set./2002, p. 301-327.______. Ciclos, seriação e avaliação. São Paulo: Moderna, 2003.HADJI, C. Avaliação, regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Porto Editora, 1994.KRUG, Andréa Rosana Fetzner (org.). Ciclos em revista: a construção de uma outra escola possível. Rio de Janeiro: Wak, 2007.LUIS, Suzana Maria Barrios. Escrevendo a avaliação: a escrita de diários como exercício reflexivo. FAE/UFMG, tese de doutorado, 2007.MAINARDES, Jefferson. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007.PERRENOUD, Ph. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto editora, 1995.PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. S. Paulo: Editora Expressão Popular Ltda, 2000.RIOS, Terezinha Azeredo. A dimensão ética da avaliação. Pro-posições, v. 9, n. 27, nov. 1998, p. 94-101.SACRISTAN, Gimeno José. A educação que ainda é possível: ensaios sobre uma cultura para a educação. Porto Alegre: ArtMed, 2007.______. O aluno como invenção. Porto Alegre: ArtMed, 2005.SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. SP: Cortez, 1991.VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas(org.) Avaliação: políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 2002.______. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.______. Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio. Linhas críticas, UnB/FE, v.12, n. 22, p. 75-90, jan./jun. 2006. ZABALZA, Miguel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGE6812 - FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA 1
PPGSA0322 - ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO PEDAGOGICO
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGSA0322 ) ATIVO 01/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
477/1 2019.1 ARQUITETURA E URBANISMO/PPG-FAU - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
9075/1 2017.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7544/1 2015.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9091/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9083/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9067/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
485/1 2018.1 ARQUITETURA E URBANISMO/PPG-FAU - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
5096/1 2018.1 ARQUITETURA E URBANISMO/PPG-FAU - Mestrado - Presencial Não 0 Sim

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