Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR - PGPDE (11.01.01.20.03.02)
Código: PGPDE2071
Nome: METODOLOGIA QUALITATIVA E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Questões teóricas e epistemológicas da metodologia qualitativa. Caráter dialógico e processual da investigação dos processos de desenvolvimento. Critérios de legitimidade da construção do conhecimento na pesquisa qualitativa. O empírico e o teórico na pesquisa qualitativa. Diferentes tendências e métodos. Aspectos éticos na pesquisa.
Referências: BIBLIOGRAFIA BÁSICA1. Bauer, M. W. Gaskell, G. (2002). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes.2. Camic, P.M. Rhodes, J.E. Yardley, L. (2003). Qualitative Research in Psychology: expanding perspectives in methodology and design. Washington, DC: American Psychological Association. 3. Denzin, N.K. & Lincoln, Yvonna S (2006). O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: Teorias e abordagens. 2a. Ed. Porto Alegre: Artmed.4. Flick, U. (2009). Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3ª. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.5. Gonzalez Rey, F. (2002). Pesquisa Qualitativa em Psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Thomson.6. Parker, I. (2005). Qualitative Psychology: introducing radical research. Open University Press: London.https://books.google.com.br/books?id=d4IUhFKpfhsC&printsec=frontcover&dq=Parker,+I.+(2005)+Qualitative+psychology:+introducing+radical+research.&hl=pt-BR&sa=X&ved=0CBwQ6AEwAGoVChMIu_SwgvOcxwIVCYeQCh3eHwJI#v=onepage&q=Parker%2C%20I.%20(2005)%20Qualitative%20psychology%3A%20introducing%20radical%20research.&f=false7. Vygotsky, L. S. (1996/1999). Teoria e método em Psicologia. São Paulo: Editora Martins Fontes. 8. Vygotsky, L. S. (1991-1997). Obras Escogidas, Vols. 1-5. Madrid: Visor Distribuciones. ¢BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR (TUTORIAL)TEMA 1: Pesquisa Qualitativa: Paradigmas históricos e contemporâneos, questões epistemológicas e teóricas1. Becker, H. S. (1996). A escola de Chicago. Mana, 2(2), 177-188. Retrieved August 09, 2015, from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93131996000200008&lng=en&tlng=pt. 10.1590/S0104-93131996000200008.2. Becker, H. (1997). Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec3. Bernardes, M.E.M. O método de investigação na Psicologia Histórico-Cultural e a pesquisa sobre o psiquismo humano. Psicologia Política, Vol. 10, No. 20, Pp 345-361, Dez. 2010.4. Cilliers, P. (2002) Why we cannot know complex things completely. Emergence, 4 (1/2) 77-84. 5. Creswell, J. W. (1998). Qualitative inquiry and research design: choosing among five traditions. Thousand Oaks: Sage Publications. 6. Creswell, J. W. (2003). Research design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Second Edition. California: Sage Publications, 7. Denzin, N.K. Lincoln, Yvonna S (2006). O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: Teorias e abordagens. 2a. Ed. Porto Alegre: Artmed.8. Denzin, N. K. Lincoln, Y. S. (2006) Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In Denzin, N.K. Lincoln, Y. S. e colaboradores (2. ed.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens (p. 15-41). Porto Alegre: Bookman e Artmed. 9. Denzin, N. K. Lincoln, Y. (org.). Handbook of Qualitative Research, Thousand Oaks, Califorinia, 1994 (1ª. ed.), 2000 (2ª. ed.) 2005 (3ª. ed.). 10. Flick, U. (2009). Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3a. Ed. Porto Alegre: Artmed.11. Frigotto, G. (2001). O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In Metodologia da pesquisa educacional, I. Fazenda, Org. São Paulo: Cortez , pp. 69-90. 12. Grix, J. (2002). Introducing students to the generic terminology of social research. Politics, 22 (3), 175-186. 13. Lima, A. F. de Lara Junior, N. (2014). Metodologias de Pesquisa em Psicologia Social Crítica. Porto Alegre:Sulina, 237 p.14. Lincoln, Y. S Guba, E. G. (2006) Controvérsias paradigmáticas, contradições e confluências emergentes. In Denzin, N.K. Lincoln, Y. S. e colaboradores (2. ed.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. (p. 169-192). Porto Alegre: Bookman e Artmed. 15. Marsh, D. Furlong, P. (2002) A skin, not a sweater: ontology and epistemology in political science. In: Marsh, D. Stoker, G. (Orgs.). Theory and methods in political science. New York: Pallgrave McMillan, p. 17-41. 16. May, Tim (2004). Pesquisa Social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed.17. Parker, I. (2005). Qualitative Psychology: introducing radical research. Open Unive
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2844/1 2021.2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2844/-2 2020.0 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2844/-3 2019.2 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2861/-3 2019.2 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS Não 0 Sim
2861/-4 2017.1 PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E SAÚDE/PPG-PDS Não 0 Sim
2861/1 2021.2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
2887/1 2014.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Não
2895/1 2018.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Não
2861/-2 2020.1 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E ESCOLAR/PGPDE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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