Universidade de Brasília Brasília, 20 de Setembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS (11.01.01.13.01.03)
Código: PPGECSA3887
Nome: PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO NAS AMÉRICAS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: "O curso abordará fenômenos associados ao processo de diferenciação e de mudanças sociais a partir da tradição conhecida como ""sociologia do desenvolvimento"". Abordará o conceito de desenvolvimento, tal como se apresenta na literatura sociológica contemporânea. O programa será desenvolvido por meio de estudos teóricos e de caso, envolvendo interfaces com os temas mais relevantes do cenário contemporâneo: crescimento econômico pobreza/exclusão social trabalho/emprego desenvolvimento rural globalização. No contexto desses estudos serão abordados os processos de desenvolvimento nas Américas."
Referências: "CARDOSO, F.H. & FALETTO, E. Dependência e desenvolvimento na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.DUPAS, G. Economia Global e Exclusão Social: Pobreza, emprego e o futuro do capitalismo. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1999.FUKUYAMA, F. State-Building: Governance and World Order in the 21st Century. Ithaca (USA): Cornell University Press, 2004.GRAY, J. Falso Amanhecer: Os equívocos do capitalismo global. Rio de Janeiro: Record, 1999.HARRISON, L. HUNTINGTON, S. A Cultura Importa. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2002.JANNUZZI, P. Indicadores Sociais no Brasil: Conceito, fontes de dados e aplicações. Campinas SP: Editora Alínea, 2001.KLIKSBERG, B. Falácias e mitos do desenvolvimento social. São Paulo: Cortez Editora/UNESCO, 2001.LEYS, C. The Rise and Fall of Development Theory. Oxford (UK), James Currey, 1996.MARTINUSSEN, J. Society, State and Market: A Guide to Competing Theories of Development. London, Zed Books, 1997.PEET, R. Theories of Development. New York, The Guilford Press, 1999.ROCHA, S. Pobreza no Brasil: Afinal, de que se trata? Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.SILVA, J. G. ""O que há de realmente novo no rural brasileiro"". In: Cadernos de Ciência & Tecnologia, Vol.19, nº 1, jan/abr, 2002."
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
3671/1 2017.1 ANTROPOLOGIA/PPGAS - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
3697/1 2016.1 ANTROPOLOGIA/PPGAS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
3697/-2 2015.1 ANTROPOLOGIA/PPGAS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
3816/1 2017.1 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
3824/1 2015.1 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
3816/2 2023.2 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
3824/2 2023.2 CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGECSA - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

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