Ementa: |
A disciplina se propõe a estimular uma prática pedagógica direcionada para a criatividade, a reelaboração e a construção do saber, a busca de soluções para os problemas de transportes e a formação integral do individuo. A formação do aluno, conduzida diretamente por um professor orientador, será feita através da participação efetiva do discente em várias atividades relacionadas a uma das disciplinas oferecidas pelo professor junto ao curso de graduação em Engenharia Civil. Em paralelo, o aluno realizará estudos dirigidos sobre os principais aspectos ligados à atividade docente. |
Referências: |
ABREU, Maria Célia e MASETTO, Marcos Tarciso. O professor universitário em aula. Prática e Principios Teóricos. São Paulo, MG. Ed. Associado, 1987.ASTOLFI, Jean-Pierre e DEVELEY, Michel. A Didática das Ciências (4ª ed) Campinas, SP, Papirus, 1995BORDENAVE, Juan Diaz e PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensino-Aprendizagem, Petrópoles, Vozes, 1977.CUNHA, Maria Isabel. O Bom Professor e sua prática. Campinas - SP, Papirus, 1989.MASETTO, Marcos Tarciso. Didática : a aula como centro. SP, FTP, 1994.PIMENTEL, M. G. O professor em Construção. Campinas, SP, Papirus, 1994.VEIGA, I.P.A. (org.) Técnicas de Ensino : por que não? Campinas - SP, Papirus, 1991. |