Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA - PPGBIOETICA (11.01.01.10.06) |
Código: |
PPGBIOETICA3954 |
Nome: |
SAÚDE E SOCIEDADE |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Sim |
Necessita de Orientador: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Permite CH Compartilhada: |
Não |
Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
Quantidade de Avaliações: |
1 |
Ementa: |
Processo social de produção da formação econômico-social brasileira e sua contextualização histórica, colocando os problemas sociais persistentes e a sua relação com os problemas de saúde, particularmente a determinação social das doenças e sua possível vinculação com os dilemas morais. O singular problema da reprodução social o os determinantes culturais, biológicos, sociais, econômicos e psicológicos mais importantes analisando as características gerais da exclusão social a pobreza as iniqüidades no mundo do trabalho a vulnerabilidade produto do processo produtivo a justiça na distribuição de recursos no campo da saúde. Aborda a organicidade dos profissionais universitários na superestrutura da sociedade e os efeitos de beneficência ou iatrogenia que possam ocorrer nas relações profissionais / sociedade / instituições / governo. |
Referências: |
1. ARENDT H. A condição humana. Rio de Janeiro. 6 ed. Forense Universitária. 1993.2. BONETI L. W ZARTH P. Estado e Exclusão Social Hoje Os Caminhos da Exclusão Social. Ijuí. UNIJUÍ, 1998.3. MINAYO M.C. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo. 4 ed. Hucitec, 1996.4. UCHÔA E. VIDAL J.M. Antropologia Médica: elementos conceituais e metodológicos para uma abordagem da saúde e da doença. Cad. Saúde Pública, 1994.5. BARRIOS J. COLOM Y. A propósito de los aparatos iudeológicos Escolares. Revista ALAFO, 1974.6. CORDÓN J.A.P. A saúde bucal e o mercado de trabalho odontológico. Revista Saúde em Debate, 1985.7. SAWAIA B.et al. Exclusão ou Inclusão Perversa? In: _. As Artimanhas da Exclusão. Análise Psicossocial e Ética da Desigualdade Social. Petrópolis. 4. Ed. Vozes, 2002. |
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