Universidade de Brasília Brasília, 16 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGE (11.01.01.07.04)
Código: PPGE3961
Nome: CURRÍCULO: FUNDAMENTOS E CONCEPÇÕES
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGT0411 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Currículo: fundamentos e concepções. Currículos e programas no Brasil. O currículo como campo de estudo e de investigação. As teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Currículo na perspectiva global e local, em seu contexto histórico, cultural e social. Currículo e saberes profissionais. Tendências e questões atuais do currículo em diferentes níveis e contextos de formação.
Referências: APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.DOLL JR, William E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto alegre: Artes Médicas, 1997.GIROUX, H. Cruzando as fronteiras do discurso educacional - novas políticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.GOODSON, Ivor F. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995LOPES, Alice Casimiro MACEDO, Elizabeth (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.MATOS, Olgária C. F. A escola de Frankfurt: luzes e sombras do iluminismo. Moderna: São Paulo, 1993.MOREIRA, Antônio F. B. Currículos e Programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990MOREIRA, Antônio F. B. (Org.) Currículo: Questões Atuais. Campinas: Papirus, 1997SACRISTÁN, J. G. 3ª ed. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.SILVA, Tomaz T. da e MOREIRA, Antônio F. B. (orgs.) Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.________. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.SUCHODOLSKI, Bodgan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. Horizonte, Lisboa, 2000.VEIGA, Ilma P. A. e NAVES, Maria L. de P. (orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. Junqueira&Marin: Araraquara, 2005.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGT0411 - CURRÍCULO: FUNDAMENTOS E CONCEPÇÕES
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGT0411 ) ATIVO 01/08/2019
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
7447/1 2016.2 ENFERMAGEM/PPGENF - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
337/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
9083/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9075/1 2017.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9067/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7544/1 2015.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
9091/1 2014.2 CIÊNCIAS DA SAÚDE/PPGCS - Doutorado - Presencial Não 0 Sim
7439/1 2018.2 ENFERMAGEM/PPGENF - Mestrado - Presencial Não 0 Sim
2895/1 2018.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Não
345/1 2017.2 EDUCAÇÃO/PPGE - Doutorado - Presencial Não 0 Sim

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app07.sigaa07 v4.9.10.124