Universidade de Brasília Brasília, 28 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS - PROFÁGUA (PROFISSIONAL) (11.01.29.20)
Código: PROFAGU0015
Nome: METODOLOGIA CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Pesquisa com dados quantitativos e qualitativos: pressupostos, diferenças esemelhanças. Formulação de problema de pesquisa: definição de objetivos,perguntas de pesquisa, hipóteses e justificativa da pesquisa. Elaboração e validaçãode instrumentos de coleta de dados. Aplicação de técnicas e de instrumentos decoleta de dados: o uso de questionário, entrevistas individuais e coletivas, roteiros deentrevista, observação e análise documental. Coleta e análise de dados.
Referências: BIBLIOGRAFIAALVES-MAZZOTTI, A.J. Uso e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v.36, n.129, p.637-651, set./dez., 2006.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14714: informações edocumentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referencias: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.BARDIN, L. Método. In: ______. Análise de conteúdo. 3.ed. Lisboa: Edições 70, 2004, p.87-144.CASSEL, C. et al. Learning to be a qualitative management researcher. Management Learning, v.40, n.5, p.513-533, 2009, Disponível em: http://mlq.sagepub.com/cgi/content/abstract/40/5/513. Acesso em:26 set. 2010.CAREGNATO, R.C. MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v.15, n.4, out./dez., p. 679-684, 2006.CASSELL, C. SYMON, G. Essential guide to qualitative methods in organizational research.London: Sage, 2004,.CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed. porto Alegre:Artmed, 2010.DENZIN, N.K. LINCOLN, Y.S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: ______. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2006, cap.1EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v.14, n.4, oct. 1989.FERRAZ, E.C. NAVAS, A.L.G.P. Publicação de artigos científicos: recomendações e práticas para jovens pesquisadores. São Paulo, 2016FERREIRA, M.C. MENDES, A.M. “Só de pensar em vir trabalhar, já fico de mau humor”: atividade de atendimento ao público e prazer-sofrimento no trabalho, Estudos de Psicologia, v, 6, n.1, p.93-104, 2001.FRAMER, T. et al. Developing and implementing a triangulation protocol for qualitative health research. Qualitative Health Research, v.16, 2006.FRANCO, M.L.P.B. Análise de conteúdo. 4º. ed. Brasília: Plano, 2012.GASKELL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, M.W. GASKELL, G. (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002, cap.3.GERRING, J. What is a case study and what is it good for? American Political Science Review, v.98, n.2, may, 2004.GODOY, A.S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.4, jul./ago., p.65-71, 1995.GONDIM, S.M.G. et al. Da descrição do caso à construção da teoria ou da teoria à exemplificação do caso? Uma das encruzilhadas da produção de conhecimento em administração e áreas afins. O&S, v.12, n.35, p.47-68, 2005.GODOY, A.S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n. 3, maio/jun, p.20-29, 1995.GOLAFSHANI, N. Understanding reliability and validity in qualitative research. The Qualitative Report, v.8, n.4, dec., p.597-607, 2003.GUION, L.A. Triangulation: Establishing the validity of qualitative studies. University of Florida, FCS 6014, set., 2002.GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.22, n.2, maio/ago., p.201-210, 2006.KOLLER, S. H. COUTO, M. C. P de P. HOHENDORFF, J. V. (Org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.MARCONI, M.A, LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 8.ed. São Paulo: Atlas, 2017.MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p.289-300, maio/ago. 2004.MEIJER, P. C. VERLOOP, N. BEIJAARD, D. Multi-method triangulation in a qualitative study on teachers’ practical knowledge: an attempt to increase internal validity. Quality & Quantity, v.36, p.145-167, 2002.NEVES, J.L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v.1, n.3, 2.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
981/1 2018.2 GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS/PROFÁGUA - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim
973/1 2018.2 GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS/PROFÁGUA - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim

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