Universidade de Brasília Brasília, 30 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFBIO ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL (PROFISSIONAL) (11.01.01.12.13)
Código: PROFBIO0004
Nome: DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO AO ENSINO DE BIOLOGIA 3
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 60 h.
Carga Horária Total: 120 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Abordagem problematizadora. Conceitos e aplicações. Bases genéticas da diversidade: genética mendeliana e molecular. Sistema imunológico componentes básicos, funções e ambiente e Saúde Única (saúde dos seres humanos, animais, plantas e ambiente). Do organismo à população. Interações de populações. Genética de populações. Comunidades. Ecossistemas: matéria e energia nos ecossistemas. Impactos do homem no ambiente. Educação ambiental na escola: transversalidade e interdisciplinaridade.
Referências: ALEXOPOULOS, C.J. & MIMS, C.E. Introductorymycology. (4. ed.) John Wiley & Sons, Inc. New York. 1996. AMORIM, D. S. Fundamentos de Sistemática Filogenética. Editora Holos. 2002. BRUSCA,R.C. & BRUSCA G.J.. Invertebrados. Guanabara Koogan. 2007. GOULD S.J. O polegar do panda. Editora Martins Fontes. 2004. DAWKINS, R. A escalada do monte improvável. Editora Companhia das Letras. 1998. FUTUYMA, D. Biologia Evolutiva. Editora Funpec. 2009. HEISER, Janis., Pough. A Vida dos Vertebrados. Atheneu, São Paulo. 2008. HICKMAN ,C.P., ROBERTS,L.S. & LARSON A. Princípios Integrados de Zoologia.G. Koogan. 2004. KIRK, P.M., CANNON, P.F., DAVID, J.C. & STALPERS, J.A. Ainsworth &Bisby's Dictionary of the Fungi.19 ed. CAB International, Wallingford, 655 p. 2001. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia.Edusp, 2004. LAYRARGUES, P.P. (Org.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira.Brasilia: Ministério do Meio Ambiente, 2004. LEWONTIN, R. C. CARROLL, S.B. GRIFFITHS, A.J. F. WESSLER, S.R. Introdução À Genética - 10ª Ed. GEN (Ed. Guanabara Koogan), Rio de Janeiro, R.J. 2013. MARGULLS, L. & SCHWARTZ, K.V. Cinco Reinos. Rio de Janeiro, G.Koogan. 2001. MATIOLI, S. R. FERNANDES, F. (Editores). Introdução à Biologia Molecular e Evolução.2a edição. EditoraHolos. 2012. MAUSETH, J.D. Botany: an introduction to plant biology. 5th ed Boston, Jones & Bartlett Learning. 696p. 2012. PIERCE, B.A. Genética – Um enfoque conceitual. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, R.J. 2011 RAVEN, P. H. EICHHORN, S. E. EVERT, R. F. Biologia Vegetal - 8ª Edição. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro. 2014. RAVEN, P.H., EVERT, R.F., EICHHORN, S.E. Biology of plants. 7th ed. New York, W.H. Freeman. 686p. RICKLEFS, R.E. Economia da Natureza.Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 470p. 1993. RIDLEY, M. Evolução. 3ª edição. Artmed Editora. 2006. RUPERT,E.E. & BARNES R.D.. 1996. Zoologia dos Invertebrados. 6a ed. São Paulo, Roca.2013. SCHOEREDER, J.H. RIBAS, C.R. CAMPOS, R.B.F. & SPERBER, C.F. Práticas em Ecologia: incentivando a aprendizagem ativa.Holos Editora. 2012. TAIZ, L., ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal. 5a. ed. Porto Alegre, Artmed. 954p. 2013. TOWSEND, C.R., BEGON, M & HARPER J.L. Fundamentos de Ecologia.ArtMededitora. 592 pp. 2006. VILLE, C.A., WALKER,Jr. & BARNES, R.D. ZoologiaGeral.6a ed. Rio de Janeiro, Interamericana. USINGER, R. L., STORER, T.I. & STEBBINS, R. C. 2002. Zoologia Geral. Nacional. Periódicos de referência: · Evolution: Education & Outreach · The American Biology Teacher -Published by: National Association of Biology Teachers · Genética na Escola - publicada pela Sociedade Brasileira de Genética http://www.geneticanaescola.com.br/ · SBEnbio- publicada pela Associação Brasileira de Ensino de Biologia · EnsaioPesquisa em Educação em Ciências - publicada pela FAE/UFMG publicada pelaUNESP. · International Journal of Environmental & Science Education - All aspects of environmental, science and technology education. · Life Sciences Education - (ASCB) The American Society for Cell Biology · Bioscene-Journal of College Biology Teaching - (ACUBE) Association of College & University Biology Educators · Journal of Environmental Education - Heldref Publications Além dos livros, será dada ênfase à leitura e discussão de artigos científicos fundamentais que deram origem aos conceitos em foco ou daqueles que abordem temas em discussão atual na sociedade. Pela sua multiplicidade e a transitoriedade das citações quando se trata de contextualização dos temas de Biologia, não apresentaremos listagem nominal dos artigos que serão utilizados, pois as atualizações são muito dinâmicas.
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
906/1 2020.1 ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL/PROFBIO - Mestrado - Presencial Sim 0 Sim

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