Universidade de Brasília Brasília, 03 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA - PPG-PSICC (11.01.01.20.08)
Código: PSICC0319
Nome: SEMINÁRIO AVANÇADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA
Carga Horária Teórica: 15 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 15 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 99
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa: Apresentação e discussão de temas contemporâneos, relevantes, no campo da Psicologia Clínica, em articulações plurais com a Cultura.
Referências: Bibliografia básica:Barnett, J. E. (2018). Integrating technological advances into clinical training and practice: Thefuture is now!. Clinical Psychology: Science and Practice, 25(2), e12233.https://doi.org/10.1111/cpsp.12233Costa, V. H. L. B., Landim, I. C., &amp Borsa, J. C. (2017). Aspectos éticos das pesquisas empsicologia: vulnerabilidade versus proteção. Revista da SPAGESP, 18(2), 16-26.http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&amppid=S1677-29702017000200003Garb, H. N., &amp Wood, J. M. (2019). Methodological advances in statistical prediction.Psychological Assessment, 31(12), 1456–1466. https://doi.org/10.1037/pas0000673Tolin, D. F. (2020). Advances in the identification of empirically supported psychologicaltreatments. Clinical Psychology: Science and Practice, 27(4),e12356.https://doi.org/10.1111/cpsp.12356Velupillai, S., Suominen, H., Liakata, M., Roberts, A., Shah, A. D., Morley, K., ... &amp Dutta, R.(2018). Using clinical natural language processing for health outcomes research: overview andactionable suggestions for future advances. Journal of biomedical informatics, 88, 11-19.https://doi.org/10.1016/j.jbi.2018.10.005Bibliografia complementar:Bakker, G. M. (2019). A new conception and subsequent taxonomy of clinical psychologicalproblems. BMC psychology, 7(1), 1-33. https://doi.org/10.1186/s40359-019-0318-8Höfler, M., Trautmann, S., &amp Kanske, P. (2021). Qualitative Approximations to Causality: Non-randomizable Factors in Clinical Psychology. Clinical Psychology in Europe.https://www.psycharchives.org/bitstream/20.500.12034/4193/1/H%C3%B6fler_Trautmann_Kanske_2021_Qualitative_Approximations_CPE_AAM.pdfLeonardi, J. L. (2017). Métodos de pesquisa para o estabelecimento da eficácia das psicoterapias.Interação em Psicologia, 21(3), 176-186. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v21i3.54757Riva G. (2020). Virtual Reality in Clinical Psychology. Reference Module in Neuroscience andBiobehavioral Psychology, B978-0-12-818697-8.00006-6. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-818697-8.00006-6Whittall, H., Shaw, J., &amp Beatty, L. (2020). COVID-19 pandemic and clinical psychologyplacements: a provisional psychologist&#39s perspective. Journal of Psychosocial Oncology Researchand Practice, 2(3), e36. https://doi.org/10.1097/OR9.0000000000000036
Currículos
Código Ano.Período de Implementação Matriz Curricular Obrigatória Período Ativo
2887/1 2014.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Doutorado - Presencial Não 0 Não
2895/1 2018.2 PSICOLOGIA CLÍNICA E CULTURA/PPG-PSICC - Mestrado - Presencial Não 0 Não

SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app14_Prod.sigaa08 v4.9.10.97