Ementa: |
Iniciação dos alunos do curso de Matemática a um projeto de pesquisa, em nível de graduação, sob orientação individual de um professor do Departamento de Matemática. É esperado que os estudantes matriculados desenvolvam um trabalho de iniciação científica ao longo de um semestre. No início, um plano de trabalho (feito em comum acordo com o orientador) deve ser entregue à Comissão de IC do MAT e ao término do trabalho, deve ser produzido um relatório detalhado. O conteúdo do trabalho deverá ser de nível intermediário, para alunos de segundo ou terceiro ano do curso de Matemática. Espera-se, entretanto, que parte do trabalho não esteja contida em disciplinas do curso. O objetivo é propiciar um primeiro contato com tarefas e técnicas que possam ser úteis à formação em Matemática do estudante. Nesse sentido, recomenda-se fortemente que os alunos sejam incentivados a realizar atividades normalmente não exigidas nas disciplinas normais e que possam ser úteis em seu trabalho futuro. Como exemplo, mencionamos: pesquisas bibliográficas em livros, artigos ou páginas da Internet; uso de software para digitação de textos e como auxiliar no trabalho; discussões periódicas com o orientador e outros interlocutores e apresentação de resultados em forma oral e escrita. |